10 dicas de produtividade

Aqui voce vai encontrar as dicas necessarias para poder trabalhar com toda sua produtividade.

Mas não esqueça que a primeira e mais importante regra para o sucesso do trabalho em casa é ter AUTO-DISCIPLINA!

Tenha um horário de expediente: Você não tem mais chefe no seu pé, nem relógio-ponto, mas os clientes esperam falar com você em horários “normais”, e alguma regularidade também é necessária para estimular a produção.

Seja tolerante e flexível, mas respeite um horário-núcleo.

Não exagere nas horas extras e compensatórias:  Trabalhar no ambiente doméstico pode fazer parecer fácil prolongar o expediente, ou mesmo (o que é bem pior) passar 2 ou 3 dias procrastinando e depois querer “compensar” em um longo expediente.

Além de prejudicar a sua produtividade a médio e longo prazo, passar tempo demais no escritório prejudica as outras facetas da sua vida (familiar, social, lazer, etc.), e a irregularidade de horários dificulta a relação com clientes e parceiros.

Tenha um telefone exclusivo para o home office:  Além de diminuir o inconveniente de misturar as ligações familiares e as profissionais, você ainda passa a poder desligar a campainha do aparelho quando o expediente acabar, e diminui a expectativa (dos clientes e sua) de que, por trabalhar em casa, você precisa estar em plantão 24h, 7 dias por semana.

Além disso, em períodos de afastamento seu (mas não dos demais familiares) torna-se possível programar um siga-me para o local em que você estiver.

Use uma secretária eletrônica:  A utilidade principal é a óbvia – quando seu telefone profissional estiver com a campainha desligada, os clientes e parceiros poderão deixar mensagens, e ainda serão informados do que você quiser deixar gravado, como o horário de expediente, um contato para emergências, etc.

As empresas telefônicas oferecem secretárias eletrônicas virtuais, mas eu sou fã dos telefones sem fio (se possível, com headset acoplado, porque trabalhar sozinho exige manter as mãos livres!) com secretária eletrônica própria, porque dá mais controle e mais facilidade de operação.

 Considere as crianças no plano:  O maior dos obstáculos à produtividade em home offices costuma ser a presença de crianças no mesmo ambiente, e a complexidade aumenta para as crianças menores.

Elas querem estar presentes, querem contato e merecem nossa atenção – precisam ser levadas em conta, portanto – não só quanto ao impacto da sua presença sobre a produtividade, mas também quanto aos horários (da escola e demais atividades) e ao cuidado e atenção que elas precisam ter. (…)