Toucas Térmicas para Tratar o Cabelo

Escrito por

Para muita gente a touca térmica é uma aliada da beleza dos cabelos. Quando usada corretamente, o calor que ela produz pode realmente fazer uma grande diferença. Saiba a seguir como tirar o melhor proveito da sua.

Quais as Vantagens do Uso da Touca Térmica

A touca térmica ajuda a abrir as cutículas dos fios de cabelo para que absorva máscaras de tratamento capilares. Seu calor também é muito útil na hora de alisar ou encrespar as madeixas.

Dependendo do produto utilizado, a touca térmica também pode ajudar no tingimento do cabelo. E também são ótimas para promover uma limpeza mais profunda no próprio couro cabeludo.

Tipos de Toucas Térmicas

touca térmicaAqui no Brasil existem as toucas térmicas em alumínio e bolinhas de isopor, que abafam, e as elétricas, que precisam estar ligadas à tomada. Entre as importadas, há o modelo flexível com um tubo onde acoplar a boca do secador de cabelo e utilizar o calor gerado por ele.

No entanto como o calor excessivo, sem a supervisão de um profissional, pode acabar “torrando” os fios, a touca mais indicada é a de alumínio, que se utiliza do próprio calor do corpo.

Como os produtos de tratamento capilares atualmente dispensam calor para funcionar plenamente, isso é suficiente.

Como Usar uma Touca Térmica

Se ainda assim preferir uma touca térmica que emite bastante calor, não use-a por mais de cinco minutos. Isso pode acabar ressecando o cabelo ao invés de hidratá-lo. Fique atento à voltagem da touca, para não queimá-la ou diminuir sua potência.

Utilize a touca num lugar seco, longe da água. E não dispense uma touca comum entre os cabelos e a térmica. Dispense o uso de grampos ou pinças pontiagudas: elas podem superaquecer e queimar o couro cabeludo. Ou mesmo acabar furando a touca.

Danos à touca podem ser muito perigosos. No caso de um rasgo, os cabelos ou a própria cabeça poderão entrar em contato direto com a eletricidade e causar choques.

Assim sempre verifique se o interior da sua touca está em bom estado cada vez antes de usar.

Usando Toucas Térmicas para Fixar Penteados

touca térmica de secadorSe você fez um penteado com rolos ou uma escova, use uma touca térmica para deixá-lo em forma por mais tempo.

Com rolos, bastará usá-la quando os cabelos ainda estiverem presos a eles. Verifique se os rolos são resistentes a altas temperaturas. O iseal é não usar grampos enquanto a cabela estiver sob calor.

Se você fez uma escova, enrole o cabelo ao redor da cabeça para um lado só – como numa touca tradicional à frio com um lenço. Ligue a touca térmica por cinco minutos e depois mude o sentido do cabelo ao redor da cabeça. Mais cinco minutos e estará pronto.

Em qualquer um dos casos, dê um jato de ar frio com a ajuda do secador para finalizar o penteado.