Tipos de Unhas Postiças

Escrito por

Unhas compridas possuem um inegável apelo estético, tornando as mãos mais sedutoras.

No entanto, nem toda mulher consegue cultivá-las: muitas vezes as unhas quebram antes de atingir o tamanho desejado, ou são roídas.

Para esses casos a solução é o uso de unhas postiças: elas já vem modeladas, e podem variar no material do qual são feitas ou colocadas, adaptando-se às necessidades de cada mulher.

Confira abaixo os diferentes tipos de unhas postiças e corra já para o salão.

Unhas de Porcelana

pintando as unhas manicureUnhas de porcelana estão entre as mais duráveis: podem resistir a até oito meses de uso, desde que sejam submetidas à manutenção da manicure a cada 20 dias.

Nelas, o esmalte também se torna mais durável – sem contar que possui uma aparência mais natural e dificilmente descola espontaneamente.

Unhas de porcelana são esculpidas sobre as unhas naturais a partir de uma massinha especial, que seca em poucos minutos e então são lixadas para que fiquem bem uniformes, sem imperfeições.

É preciso, no entanto, ficar atento para o surgimento de fungos sob as unhas de porcelana – até porque podem ser difíceis de serem detectados à princípio.

Unhas de Acrigel

Unhas em acrigel são mais indicadas para quem quer preservar as unhas naturais ou são alérgicas à manicure tradicional.

Elas vem em forma de esmalte e são passadas normalmente sobre as unhas. Após serem limpas, lixadas, e receberem uma base, secam numa câmara de luz ultravioleta; Em seguida, recebem uma mistura de gel e pó e retornam para a cabine.

Repete-se todo o procedimento.

Duram até três meses, com manutenção realizada quinzenalmente pela manicure. Esse tempo pode aumentar se o formato das unhas for quadrado.

O ponto negativo é que, como no Brasil ainda não é fácil encontrar o solvente que retira o acrigel, normalmente isso é feito com lixa, o que pode danificar as unhas naturais.

Unhas de Acrílico

unhas bolinhasA técnica utilizada nas unhas de acrílico são um cruzamento das das unhas de porcelana e de acrigel.

Uma massinha de resina acrílica é moldada sobre as unhas naturais para, em seguida, serem secas dentro de uma cabine de luz UV. Em seguida são esmaltadas.

Podem durar até três meses, com duas manutenções.

Unhas de acrílico reúnem várias vantagens: dissolvem-se com acetona, possuem aparência natural, não facilitam o surgimento de fungos e, como são grossas, impedem que as unhas naturais sejam roídas.

Unhas de Fibra de Vidro

Sim, a fibra de vidro chegou ao salão de beleza. São as mais procuradas por mulheres que digitam muito no computador ou que usam muito as mãos nas atividades do dia a dia.

É a unha postiça mais resistente de todas.

Depois de passar um primer para evitar o surgimento de fungos, a manicure cola fios finíssimos e compridos sobre as unhas naturais, terminando no comprimento desejado. A secagem ocorre em cabine UV.

Em seguida, um gel é passado sobre as fibras. Ocorre nova secagem na cabine, seguida por um bom acabamento com lixa.

A manutenção é mais frequente do que os outros tipos de unhas postiças: devem acontecer a cada 15 dias, depois 20 dias e depois um mês. No total, ela dura em média três meses.

São bem duras mas muito leves.

Unhas de Fibra de Seda

Unhas em fibra de seda são semelhantes às de acrílico ou porcelana, com procedimentos de aplicação e secagem em luz UV. O que muda é o material: aqui, são utilizadas fibras de seda.

Sua durabilidade é de um mês e meio, com manutenção a cada 20 dias.

Unhas Autocolantes

Unhas autocolantes são as mais práticas, rápidas e baratas: basta retirar a película de seu verso e colar sobre suas unhas naturais, pressionando bem.

Elas, no entanto, duram apenas uma semana.

Cuidados com as Unhas Postiças

unhasMais do que pela estética, é importante cuidar das unhas postiças por questão de saúde.

Unhas postiças mal colocadas são porta de entrada para os já tão citados fungos e bactérias, levando a micoses.

Sempre respeite os intervalos de retorno à manicure para manutenção. Não tente fazer sozinha.

Não remova sua cutícula no dia da aplicação das unhas postiças. Já as unhas naturais deverão ser bem limpas, lixadas e desinfetadas com álcool 70%.

Na hora de retirá-las, e com exceção das unhas de acrílico, não utilize acetona: procure um salão de beleza. Os procedimentos corretos incluem deixar as mãos de molo em água morna, de modo a amolecer a cola e a limpeza das unhas com lixa polidora e álcool.

Aguarde sempre 24 horas antes de uma nova aplicação de unhas postiças.