Tecnologias Vestíveis para Treinos Esportivos

Escrito por

Praticar exercícios é um enorme ganho para a saúde – e as tecnologias vestíveis são um caminho para potencializar os benefícios.

Também conhecidas como fitness wearable, as tecnologias vestíveis são aparelhos que coletam informações do corpo humano ou transmitem dados úteis para quem usa.

Embora outras áreas, como entretenimento e indústria, também disponham de tecnologias vestíveis, o mercado de fitness responde a 61% delas.

Veja a seguir como eles podem otimizar o seu treino.

Aparelhos de Tecnologia Vestível

fitbit

Fitbit

Aparelhos de tecnologia vestível são compostos por circuitos com capacidade de processamento dos dados coletados e tecnologia wireless.

Eles são compostos por sensores de captura das informações do corpo humano, processadores, conectividade e baterias.

Atualmente, para a prática de esportes, as tecnologias vestíveis estão disponíveis em forma de relógios e pulseiras inteligentes, como o Fitbit e o Moov.

O Fitbit é uma pulseira feita de silicone com visor OLED. Ele é vendido em três variações, da mais básica à mais completa.

Sua versão Charge conta passos, distâncias percorridas, degraus e ainda possui funções de cronômetro, relógio e monitoração de sono para indicar quanto tempo você dorme.

moov

Moov

O Fitbit Charge vai além: pode ser sincronizado com o smartphone, que passa a transmitir os dados processados pela pulseira.

Você também pode parear o Charge com o smartphone através de Bluetooth para visualizar os dados coletados pela pulseira.

A linha Fitbit Charge HR vai um passo além: possui um monitor de frequência cardíaca, que, por isso, consegue informar seu gasto calórico mesmo quando você não está praticando exercícios.

Já o Fitbit Surge possui todas as funcionalidades dos modelos anteriores mas também um GPS para acompanhar rotas.

O Moov é outro produto de tecnologia vestível para a boa forma. Em forma de relógio, desempenha o papel de um personal trainer: até avaliar a postura do usuário e medir passos ele consegue.

A comparação com um profissional de educação física é mesmo válida: o Moov dá seus feedbacks ao atleta por meio de comando de voz. É desta forma que ele pede aumento ou redução de velocidade da passada ou indica um exercício, como abdominais ou barras.

ampstrip

AmpStrip

A última novidade entre as tecnologias vestíveis, no entanto, é o AmpStrip, que fica permanentemente grudado à pele, mesmo quando o atleta não está praticando exercícios.

O AmpStrip é capaz de capturar inúmeros dados do corpo, dos batimentos cardíacos aos passos, temperatura, queima calórica e muitas outras informações.

Ele é à prova d´água e pode ser grudado em qualquer parte do corpo, mas o fabricante recomenda que seja localizado nas laterais da região abdominal.

O AmpStrip é sincronizado a sistemas Android ou iOS via Bluetooth e é possível acessar as informações pelo smartphone.

O futuro, no entanto, é dos implantes subcutâneos: acredita-se que dentro de alguns anos as tecnologias vestíveis serão substituídas por processadores permanentemente instalados no corpo humano.