Tatuagem: Primeiros Passos

Escrito por

Tatuagens acompanham as pessoas por todas suas vidas, desde o momento em que foram feitas.

Portanto, nada de ceder a impulsos: este é o momento de pensar e pesquisar muito. E não estamos falando apenas do que você resolveu marcar na sua pele para sempre.

Saber em qual estúdio e com qual tatuador fazer a sua tattoo é de fundamental importância. Confira nossas dicas!

Desenho Escolhido e o Tatuador

tatuadorMuitas pessoas chegam a um estúdio de tatuagem por conta de indicação, sendo que estas quase sempre envolvem um tatuador específico. A boa fama de um estúdio depende em grande parte do talento desse profissional.

Tire todas as suas dúvidas com a pessoa que passou a indicação. Observe bem o traço da tatuagem e procure saber se o tatuador é especializado naquele estilo.

Se você estiver pensando num desenho muito diferente, o ideal é falar com alguém que possua alguma parecida.

Ou então visitar o estúdio e pedir para olhar o portfólio da casa. A maior parte dos estúdios de tatuagem possuem mais de dois profissionais com estilos distintos.

O portfólio pode ser composto por desenhos já prontos para serem copiados na pele e também por fotos de tatuagens feitas ali.

Se você já possui a imagem exata que deseja tatuar, imprima-a em alta resolução e leve até o estúdio. Verifique com o tatuador se alguma coisa semelhante já foi feita ali, e peça fotos.

Solicite, também, o certificado do tatuador com quem você cogita fazer o trabalho: é uma profissão como outra qualquer e exige qualificação adequada. Em geral os certificados estão nas paredes do estúdio.

Mas calma: nada de sair tatuando de primeira. Ainda há mais o que fazer.

Investigue Bem o Estúdio de Tatuagem

Redes sociais como Facebook, Instagram, site do estúdio… cheque bem o trabalho desenvolvido por eles.

Mais que isso: entre no Google e procure por reclamações. É importante que as queixas sejam inexistentes ou não sejam graves. Só então você poderá marcar sua sessão de tatuagem, ou mesmo realizar a primeira visita.

O fator higiene é o mais crítico de todos, junto com a qualidade do traço do tatuador. Como a tatuagem fere a pele, o local de um modo geral deve estar sempre limpo e organizado.

Luvas cirúrgicas e máscaras devem ser utilizadas na hora da execução do serviço. As agulhas e os potinhos de tinta devem ser descartáveis. Todo material de forração dos acentos deve ser de papel, de modo que não sejam reutilizados.

Pesquise qual as melhores marcas de tinta para tatuagem e investigue se o estúdio oferece alguma delas para seus clientes.

Converse com seu Possível Tatuador

tatuagem-mulherO tatuador não está lá apenas para tatuar: ele está ali também para tirar suas dúvidas e mostrar o trabalho que já realizou.

Pergunte se a tatuagem desejada será feita em uma só sessão ou se mais delas. Procure saber quantas horas levará a sessão (ou cada uma delas).

Vale a pena saber se o tatuador costuma usar pomada anestésica para realizar o trabalho. Em caso negativo, e se você quiser utilizá-la para aliviar o desconforto, pergunte se ele poderia abrir uma exceção para você.

Outro fator importante é pedir orientações para os dias que antecederem e se seguirem à sessão: como preparar a pele, o que fazer para cicatrizá-la.

Um bom estúdio deverá ser capaz de cumprir todos esses requisitos.