Saiba Mais Sobre o Parto Natural

Escrito por

Queridas leitoras, vou orientá-las um pouco a respeito do parto natural e humanizado.

Neste tipo de parto, você e seu companheiro escolhem o ambiente onde desejam que seu bebê vá nascer e o tipo de parto que deseja.

A escolha dos detalhes do parto

O seu parto pode ser muito seguro desde que seja acompanhado por profissionais especializados: médico ginecologista-obstetra, médico neonatologista, enfermeira obstetra e auxiliar de enfermagem.

parto natural

A presença de seu companheiro é fundamental nesta hora.
Seu companheiro pode ajudá-la a manter a calma, ajudar a diminuir o stress conversando com você, fazer com este momento especial seja o mais agradável possível para você, ele e o bebê.

Você precisa saber que o seu parto é um processo totalmente fisiológico e natural, que pode ser realizado em sua casa, em uma casa de parto, em uma clínica ou no hospital (maternidade).

O parto humanizado tem a participação do seu companheiro ou de uma pessoa amiga de sua escolha, que vai te dar todo o apoio durante o seu trabalho de parto.

O seu parto é um momento muito especial, tanto para você como para seu companheiro e família, momento em que vão receber uma vida muito desejada, o seu bebê.
E em nenhum momento, podemos deixar de lado o seu bem estar e o de seu bebê.

O que você pode fazer para ajudar na hora do parto:

Faça exercícios durante a gestação:

saude fisica para o parto natural

Durante o seu pré-natal, é importante que você faça caminhadas, se possível, diariamente.
As caminhadas irão ajudar a preparar o seu quadril (bacia) na hora do trabalho de parto, quando o seu bebê vai se encaixando até o momento do nascimento.

E mesmo durante o trabalho de parto, você pode caminhar, sem medo de qualquer problema para você ou seu bebê.

É importante, também, que você possa praticar exercícios físicos, que devem ser específicos para gestantes e sob a orientação de um profissional especializado.

Existem alguns tipos de exercícios que fortalecem a musculatura abdominal e com isso, vão ajudar durante o trabalho de parto e o parto.
Um exemplo é o exercício de agachar e levantar-se, que ajuda o bebê a encaixar na bacia e facilita a passagem do bebê pelo canal de parto.

A hidroginástica também é ótima durante a gestação, ajudando no relaxamento da musculatura, que vai ajudar na hora do trabalho de parto e no parto.
Você também pode praticar pilates, que é uma modalidade de exercícios que ajuda na circulação do sangue, diminui as dores lombares, fortalece a musculatura do abdome, dorso e quadril.

Diferentes modalidades de parto natural

parto natural em piscina
– Parto na água:

O seu parto pode ser realizado numa banheira ou numa piscina pequena.

Durante o seu trabalho de parto, você pode ficar no chuveiro ou ducha, deixando cair muita água (morna ou quente) nas costas, que vai ajudar no relaxamento de sua musculatura e diminuir a sensação de dor, facilitando todo o trabalho de parto e o nascimento do seu bebê.

– Parto de cócoras:

O seu parto nesta posição torna-se mais rápido pela posição da bacia que facilita a descida do bebê e a passagem do bebê pelo canal de parto.

O bebê é mais oxigenado porque nesta posição, o útero não comprime a veia cava inferior, está à frente da veia, facilitando a circulação do sangue.
Seu parceiro pode participar mais ativamente ao seu lado, ajudando com seus exercícios.

 

A seguir: Dicas e dúvidas frequentes para quem busca por um parto natural

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: Mostly Muppet