Queimadura por Fogo: Como Tratar

Escrito por

Queimaduras por fogo estão entre os acidentes domésticos mais frequentes. Aprenda como tratar a pele nesses casos.

Lareiras e churrasqueiras podem causar queimaduras por contato direto com fogo ou brasas.

No entanto a cozinha costuma ser o local aonde ocorre a grande maioria dos casos de queimaduras por fogo – diretamente das chamas ou indiretamente, por meio de água fervendo ou objetos muito quentes.

Em qualquer um desses casos, os cuidados na hora da queimadura são os mesmos. Veja a seguir.

Queimadura: O Que Fazer na Hora do Acidente

queimadura águaA regra universal para a queimadura por fogo é cessar a fonte das chamas; em seguida, use água fria para resfriar a área atingida.

Essa é a saída indicada, já que não há nenhum medicamento, produto ou receita caseira  que diminua as dores provocadas por uma queimadura ou melhore a lesão.

Na verdade, o uso de qualquer substância é contra-indicado: com a pele mais vulnerável, aumenta a possibilidade de contrair bactérias, fungos e vírus. Lembre-se: a pele, que é a barreira natural do corpo contra esses males, está danificada.

As famosas pomadas, mesmo as disponíveis em farmácias, estressam ainda mais as células da pele, irritando-a e causando infecções.

Se surgirem bolhas, não as estoure de forma alguma: elas são proteções naturais às queimaduras. Bolhas são típicas de queimaduras de segundo grau, mais profundas, e só devem ser manipuladas por um médico.

Evite envolver a lesão com tecidos ou algodão: eles podem grudar.

Em casos mais graves, de queimaduras mais extensivas, o mais recomendado é chamar imediatamente uma ambulância ou seguir para o pronto-socorro, sem remover as roupas que a vítima estiver usando. No lugar disso, mantenha-as molhadas.

Acessórios como relógios, pulseiras, anéis, cordões e brincos, por outro lado, devem ser retirados. Isso porque o corpo humano tende a inchar após sofrer uma queimadura e esses objetos podem acabar ficando presos.

Como Tratar Queimaduras nos Dias Seguintes

Nos dias que se sucedem a queimadura deve ser tratada de diferentes formas, de acordo com seu grau de gravidade.

Queimadura de Primeiro Grau

criança cozinha fogão

Cuidado com crianças na cozinha

A queimadura de primeiro grau fica restrita à camada mais superficial da pele, a chamada epiderme. Em geral a lesão fica avermelhada e ardida.

Queimaduras solares, com água quente ou rápida exposição ao fogo são exemplos de queimadura de primeiro grau.

Aqui, o recomendável é expor a pele à temperatura fria, seja diretamente com água ou com compressas.

Não passe manteiga ou pasta de dentes; o ideal é lançar mão de vaselina líquida ou óleo mineral para hidratar a pele, e tomar analgésicos para controlar a dor.

Queimadura de Segundo Grau

De gravidade intermediária, a queimadura de segundo grau é mais complexa. Suas bolhas superficiais, por exemplo, são mais dolorosas do que as profundas, de base seca e branca.

É o caso de procurar atendimento médico, já que as bolhas precisarão ser drenadas, mas não retiradas (conforme já mencionado, elas possuem o papel de proteger a área queimada).

Depois de rompida as bolhas, deverão ser ministrados curativos com sulfadiazina de prata ou nitrato de cério. A limpeza deverá ser realizada com água corrente e clorexidina.

Depois de cicatrizada, a lesão deverá ser sempre coberta com filtro solar, para evitar manchas escuras. No entanto, o surgimento de cicatrizes é frequente.

Queimadura de Terceiro Grau

Queimaduras de terceiro grau são seríssimas, já que atingem todas as camadas da pele – podendo, inclusive, gerar deformidades nos músculos e chegar até os ossos.

A  internação hospitalar é fundamental, pois o paciente deverá ficar em observação e sob cuidados permanentes. Isso não só por causa das lesões: os próprios níveis de potássio, sódio e cálcio podem entrar em desequilíbrio, além do risco de desidratação do organismo.

Frequentemente são necessárias intervenções cirúrgicas para retirar partículas estranhas, tecidos necrosados ou mesmo para a realização de enxertos de pele. Vacinas contra tétano são administradas.