Como Prevenir e Aliviar a Dor nos Pés

Escrito por

Frequentemente não damos a devida atenção ao bem-estar e saúde dos pés. O resultado são as incômodas dores que podem afetar homens e mulheres de todas as idades e estilos de vida. Saiba a seguir como aliviar e prevenir o desconforto nos pés.

Os pés são formados por diversos tendões, ligamentos e um conjunto complexo de mais de 100 músculos. Também possui 26 ossos – todos eles trabalhando para a sustentação e a movimentação do corpo humano.

Além de fatores genéticos, o excesso de impactos durante atividades físicas, calçados inadequados e o sobrepeso podem comprometer seu bem estar.

Isso poderá resultar em dores indesejadas e até quadros mais sérios e complexos, como fraturas e lesões.

Por Que estou Sentindo Dores nos Pés?

Seja um executivo que trabalha predominantemente sentado ou um atleta profissional, ninguém está realmente livre das dores nos pés.

Elas podem chegar sem aviso prévio e causar uma série de desconfortos. Mais que isso: algumas vezes são o reflexo de uma série de doenças ortopédicas como tendinites, esporão, fascite plantar ou joanetes.

Enfermidades como artrites, gota e bursite também são males que comprometem a sensibilidade e o funcionamento dos pés.

Portanto a medida mais correta é marcar uma consulta com um ortopedista. Ele poderá examinar seus pés, diagnosticar o problema, indicar um tratamento adequado e até mesmo encaminhá-lo a outro especialista, se for o caso.

Prevenindo e Minimizando Fatores de Risco

pésMas para não precisar parar no consultório médico algumas medidas podem ser tomadas.

Em casos mais simples, as dores nos pés podem ser originadas pelo uso de sapatos inadequados – apertados ou altos demais. O sobrepeso e a obesidade também sobrecarregam os ossos dos pés. Portanto, cuide da alimentação e pratique atividades físicas.

Nessa hora, aliás, busque sempre orientação de um profissional de educação física. A realização mal-feita dos movimentos poderá comprometer sua saúde ortopédica.

Reavalie seus Calçados

Evite o uso de sapatos apertados, com solado sem amortecimento e saltos.

Caso o uso desses sapatos seja indispensável, por exemplo, no trabalho, o uso de uma palmilha ortopédica vai minimizar os danos diários e proporcionar mais conforto aos pés, além de evitar o surgimento de calos.

Você também pode deixar os sapatos formais no escritório e calçá-los apenas durante o expediente. Na hora de ir ou voltar do trabalho, use calçados mais confortáveis.

Quem pratica exercícios físicos com frequência deve utilizar o calçado específico para sua modalidade. Tênis de caminhada, por exemplo, são diferentes dos desenvolvidos para corredores. Eles contam com mais dispositivos de amortecimento de impactos e impulso.

Além disso, cada tipo de pisada precisa de um suporte diferente durante as atividades físicas, respeitando as curvas naturais das plantas dos pés.

Busque Orientação para se Exercitar

Além de eliminar os quilos extras que podem estar sobrecarregando a estrutura dos pés, a prática de atividades físicas orientadas por profissionais da área são fundamentais para a saúde.

Um programa de treino supervisionado evita o desgaste das articulações e promove resultados benéficos para o corpo e para mente.

Para Alívio da Dor: Dicas e Tratamentos

massagem pesCaso a dor nos pés não tenha causas mais sérias, a aplicação de compressas quente e fria, alternadas por 10 minutos, vão aliviá-la. Elas podem ser repetidas várias vezes ao dia.

Além disso, há uma série de pomadas e cremes à base de ativos anti-inflamatórios, cânfora e eucalipto que também são eficientes para casos simples de tensões musculares. Se a dor persistir, procure um médico e nunca tome remédios e analgésicos por conta própria.

Em alguns casos, o ortopedista pode recomendar, além dos medicamentos para dor, tratamentos como fisioterapia, correção da postura e das passadas, massagens, acupunturas, uso de palmilha ortopédica específica ou bandagens.

Essas medidas podem ser suficientes para eliminar as causas das dores nos pés, e, em casos mais específicos, cirurgias para remoção de esporões ou outros procedimentos para alinhamento da planta do pé.

Vale lembrar e reforçar que as dores nos pés podem ser apenas um sinal de seu corpo alertando para outros problemas que podem comprometer sua saúde. Caso esses sintomas se manifestem com frequência, procure um médico.