Perfumes e suas plantas

Escrito por

O que é perfume? É um odor agradável o qual também chamamos de aroma. Designamos de cheiro aos que não nos agradam ou para nos referirmos à comida.

Plantas que se destacam pelo perfume

No jardim podemos sentir o perfume de diversas flores.

O jasmim-do-cabo (Gardenia jasminoides), o jasmim-asa-de-anjo (Jaminum nitidum), as rosas (Rosa spp.) são algumas das flores perfumadas que podemos cultivar. Algumas madeiras também têm odor acentuado, quando entramos numa serraria podemos sentir o odor resinoso e pesado da madeira cortada.

Pois flores, madeiras, folhas, raízes são usadas há séculos para produção de perfumes.

Pequena história do perfume

O nome perfume vem de parfum do latim e significa pro fumum, isto é através da fumaça. O que sentimos são substâncias voláteis e que são usadas pela humanidade há muito tempo.

Dos faraós até a renascença

Os egípcios eram exímios na fabricação de perfumes, sabemos disto porque foram encontradas paredes com inscrições talhadas mostrando a produção de perfumes em tumbas de faraós.

Naquela distante época somente os faraós e nobres usavam perfume e os artesãos aos poucos difundiram as técnicas e cultivo de plantas apropriadas. Entre os povos da região, os árabes e persas estudaram e publicaram artigos sobre a química da perfumaria e unguentos.

 

Durante a Renascença a população européia encantou-se com os doces aromas e a França foi o país mais interessado pela produção de flores para a extração de perfumes, o que ocorre até hoje.

A perfumaria francesa é famosa e tem grande performance em termos financeiros para as divisas do país.