Que fazer caso presenciar uma Parada Cárdio-Respiratória!

Escrito por

Parada cárdio-respiratória:

Se um dia voce se encontrar nesta situação, veja quais são as ações que pode tomar!

Suporte de Vida Básico para o Leigo

Parada cárdio-respiratória 1

1) Chame a pessoa; caso não saiba seu nome, dê leves tapinhas no ombro, chamando: “senhor!” ou “senhora!”

Não perca mais do que 30 segundos nesta etapa.

Parada cárdio-respiratória 2

2) Caso a pessoa esteja: irresponsiva, sem respiração ou com respiração anormal (respiração fraca, como um “peixe fora d’água”) antes de fazer qualquer coisa chame ajuda!

Peça para alguém ligar para os Bombeiros ou SAMU (193) ou, se estiver sozinho(a), faça contato com o serviço de socorro da sua cidade.

Parada cárdio-respiratória – Como fazer a massagem cardíaca

Parada cárdio-respiratória 3

3) Enquanto aguarda o serviço de socorro inicie as massagens cardíacas: use as suas duas mãos para comprimir forte e rápido o centro do tórax da vítima.

Idealmente, são realizadas 100 compressões por minuto, com uma profundidade de 5cm cada compressão.

Parada cárdio-respiratória 4

4) Se o socorrista for treinado e puder realizar ventilações de resgate, devem ser aplicadas 30 compressões torácicas para 2 ventilações (boca-a-boca ou através de máscara facial, caso haja a disponibilidade de uma).

Entretanto, o novo algoritmo enfatiza as compressões torácicas, então não realize as ventilações se você não for um socorrista treinado e não se sentir seguro para fazê-las: execute apenas as compressões no tórax, conforme recomendado no item acima.

5) Continue realizando as compressões ou as compressões e as ventilações na proporção 30:2 até a chegada da equipe médica.

A pessoa que realiza as compressões idealmente deve revezar com outro indivíduo a cada 3 minutos, pois a medida em que o socorrista vai se cansando a massagem cardíaca torna-se menos eficaz.