Voltemos então para a matemática do emagrecimento:

500g de massa muscular queimam 50 calorias sendo que 500g de gordura queimam apenas 3 calorias.

Para o nosso cérebro a vantagem é acumular gordura já que o gasto energético é menor e ele mantém o processo anti-inanição.

PERDA MUSCULAR = OBESIDADE

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), alimentação de fome é aquela que tem menos de 2100 calorias para homem e 1800 calorias para mulheres.

Uma mulher que faz uma alimentação com 1200 calorias (preconizado por algumas especialidades médicas) por dia significa que está em estado de inanição constante.

A cultura ocidental exalta a fome como forma de emagrecimento e com isso as pessoas mal orientadas convivem com a Síndrome da Fome.
E o que é pior engordando a cada dia.

 Para emagrecer o importante é não passar fome

Mas a questão vai mais além do que se possa imaginar. Para se ter uma idéia, existem três comportamentos básicos de sobrevivência regulados pelo cérebro.

1 – Reação de luta e fuga

2 – Comportamento alimentar

3 – Comportamento reprodutivo

Tudo isso para explicar uma coisa simples, no 1° caso trata-se de um conjunto de reações químicas, físicas e psicológicas que nos possibilita lidar com as situações perigosas e ameaçadoras.
Essas reações se desenvolveram lá num passado bem distante da historia humana para que pudéssemos escapar dos ataques dos animais selvagens e famintos.

No comportamento alimentar acontece algo semelhante: a mesma parte que controla a resposta de lutar e fugir regula o comportamento alimentar.
Embora acreditemos que possuímos o controle sobre o nosso celebro, na verdade não temos, nenhum controle sobre as escolhas inconscientes que fazemos quando estamos rodeados de alimentos.

Então o principio básico do emagrecimento saudável é não passar fome!

A grande questão é, se a quantidade de calorias que ingerimos é a que o nosso organismo necessita.
Não deve ser nem a mais, nem a menos.
Pois comendo “de menos”, nosso organismo entra naquele processo de inanição e assim ativa a tão mal famigerada gordura.