Nutricosméticos: Beleza de Dentro pra Fora

Escrito por

E se os cuidados com a beleza não fossem só superficiais, mas pudessem ser promovidos de dentro para fora?

Essa é a promessa dos chamados nutricosméticos.

Também conhecidos como cápsulas de beleza, os nutricosméticos são formulados com substâncias que combatem carências nutricionais que estimulam as funções do organismo.

Em outras palavras, são associações de minerais, vitaminas, flavonoides e carotenoides com ação antioxidante.

As fórmulas variam de acordo com a finalidade pretendida. Entre elas estão a aceleração do metabolismo e consequente queima de gordura, tratamento dermatológico (incluindo o retardamento do surgimento de rugas), fortalecer cabelos e unhas e controlar a celulite.

Nutricosméticos Funcionam Mesmo?

pilulasEmbora não sejam uma unanimidade a maior parte dos dermatologistas leva alguns nutricosméticos à sério.

Eles se diferenciam das vitaminas tradicionais porque sua forma química permite uma absorção mais eficiente pelo corpo.

No entanto, só farão efeito de fato se for constatada uma deficiência de determinadas substâncias por parte do organismo.

Por isso é importante ressaltar que, embora possam ser adquiridos sem receita médica em farmácias e drogarias, é altamente recomendável que um profissional da saúde prescreva o nutricosmético ideal para você.

Quanto mais personalizada for a indicação das pílulas de beleza, melhores os resultados. O médico leva em consideração o peso, a idade e as verdadeiras necessidades de cada paciente.

Também é válido lembrar que os nutricosméticos não fazem efeito de um dia para o outro: devem ser tomados três vezes por dia e em geral demoram três meses para que surjam os primeiros resultados.

Além disso, não se tratam de pílulas milagrosas: é preciso associar seu consumo a outras medidas, como alimentação saudável e exercícios físicos – dois hábitos que influenciam diretamente na boa saúde.

Mulheres grávidas e lactentes devem evitar os nutricosméticos.

Nutricosméticos para Aceleração do Metabolismo e Queima de Gordura

boa formaO ácido alfa lipóico é um antioxidante que age acelerando o metabolismo – o que tecnicamente promove maior queima calórica.

Além disso ele estabiliza a taxa de açúcar no sangue, regulando doenças como o diabetes, e possui propriedades antiinflamatórias.

Outros produtos que aumentam a oxidação das gorduras, prometendo a redução da circunferência abdominal e da celulite, são aqueles à base de óleo de cártamo e vitamina E.

No entanto alguns médicos afirmam que não há comprovação científica da diminuição de medidas e que o ideal é apostar na boa e velha equação dieta e exercícios.

Hidratando e Bronzeando a Pele com Nutricosméticos

mulher praia chapeuNutricosméticos à base de selênio são excelentes na proteção das células por radicais livres.

Isso ajuda a revitalizar pele, unhas e cabelos, restaurando suas firmezas.

Já as pílulas à base de óleos de linhaça e peixe fornecem ácidos graxos que favorecem a retenção de água pela pele e o fechamento das cutículas dos cabelos.

Nutricosméticos feitos de óleo de borragem, betacaroteno, fitoflueno e licopeno estimulam a produção de melanina, responsável pelo efeito bronzeado da pele.

O resultado é um bronzeado mais duradouro, mas não dispensa o uso de filtro solar.