Novas Promessas

pílulaA grande promessa do mercado será a insulina oral, que dispensará as incômodas picadas das injeções. O foco dos pesquisadores é unir a eficiência do medicamento ao conforto do paciente.

Testes iniciais tem mostrado que a insulina oral que vem sendo desenvolvida tem resistido à ação dos sucos gástricos e mantendo sua eficácia mesmo após a passagem pelo estômago.

Outra novidade que dispensa agulhas – e já chegou ao mercado europeu – é um tipo de scanner que faz a leitura da glicose sem a necessidade da captura do sangue.

Surdez e Diabetes

Muitas são as consequências mórbidas do diabetes sobre o corpo humano: cegueira, insuficiência renal, neuropatias e as sempre temidas doenças cardiovasculares A última descoberta foi a respeito da ligação entre as altas taxas de açúcar no sangue e a perda auditiva.

Portadores do diabetes tem duas vezes mais chances de adquirir surdez do que pacientes saudáveis . Grande parte dessa perda (65%) se refere às frequências mais agudas. Dessa forma, os médicos cada vez mais monitoram a saúde auditiva de pacientes diabéticos, e realizam testes de glicemia em indivíduos com perda auditiva.

Diabetes e Exposição Solar

sol praiaEstudos realizados por cientistas escoceses, ingleses e australianos sugerem que a exposição ao sol diminui a incidência de diabetes tipo 2.
Enquanto eles creditam esse benefício ao óxido nitroso, que é liberado pela pele com os raios ultravioletas, outro grupo acha que é por conta da vitamina D, cuja produção também é estimulada pelo sol.

Ainda não há comprovação, mas observa-se uma pior condição glicêmica durante o inverno em pacientes que sofrem de diabetes. Os pesquisadores estão animados, pois a suposta descoberta pode revolucionar o tratamento da condição caso seja confirmada.

Fuja do Estresse

A grande recomendação universal para todo diabético é fugir do estresse: o equilíbrio emocional é chave para a manutenção do bom funcionamento do organismo, incluindo taxas de insulina.

1
2
Joana Coccarelli é jornalista com foco em design, arquitetura, paisagismo, cultura e consumo.