Minerais no organismo e suas funções !

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Cobre

Fontes: Frutos do mar, fígado, trigo integral, ervilha, ameixa, verduras frescas.

Função: Facilita a absorção de ferro.

Excesso: Retenção de líquido, distúrbios neurológicos.

Benefícios: Estimula a produção de uma enzima que ataca os radicais livres.

Manganês

Fontes: Nozes, verduras, cereais integrais, gema de ovo.

Função: Combate a fadiga, melhora a memória e os reflexos musculares.

Benefícios: Participa da formação da estrutura óssea e estimula a procura de uma enzima que ataca os radicais livres.

Zinco

Fontes: Frutos do mar, carnes magras, peixes, ovos, cereais, feijão, pão integral.

Função: Atua na síntese das proteínas.

Carência: Fadiga, manchas brancas nas unhas, e em casos graves, arteriosclerose.

Benefícios: Melhora a imunidade, ajuda na vitalidade da pele e na cicatrização.
Aguça o olfato e o paladar.

Fósforo

Fontes: Carnes, miúdos, aves, peixes, ovo, queijo, leguminosas, cereais integrais, batata, cenoura, ervilha, espinafre.

Função: Atua na formação de ossos e dentes, indispensável para o sistema nervoso e muscular.

Carência: Maior probabilidade de ocorrência de fraturas, músculos atrofiados e alterações nervosas.

Benefícios: Junto com o cálcio e a vitamina D, combate o raquitismo.

Iodo

Fontes: Peixes e frutos do mar, agrião, alface, alcachofra, alho, cebola, cenoura, ervilha, espinafre.

Função: Regula o funcionamento da glândula tireóide, ativa o funcionamento cerebral.

Carência: Bócio, cansaço, aumento de peso, perturbação no desenvolvimento mental e sexual.

Cloro e Sódio

Fontes: Sal e vegetais.

Função: Mantém a pressão arterial.
O excesso de cloro destrói a vitamina E , e reduz a produção de iodo.

Carência: Câimbras, retardamento na cicatrização de feridas, pressão baixa.

Potássio

Fontes: Azeitona verde, ameixa seca, ervilha, fígado, lentilha, banana, laranja, tomate, arroz integral.

Função: Atua associado ao sódio regularizando as batidas do coração e o sistema muscular.

Carência: Diminuição da atividade muscular, cãibras.

Selênio

Fontes: Gérmen de trigo, atum, cebola, tomate, brócolis.

Função: Facilita a absorção da vitamina E.
Ajuda a manter a elasticidade dos tecidos.

Carência: Fadiga e, segundo a medicina biomolecular pode ocorrer aumento de tumores e doenças cardíacas.

Benefícios: Estimula a produção de uma enzima que ataca os radicais livres.

Fonte: nutrimais