Os sintomas incluem a inapetência, a queda de cabelo, a dermatite, a cegueira noturna e a alteração da gustação.

A atividade dos órgãos reprodutivos também pode ser comprometida, acarretando um retardo do desenvolvimento sexual e, nos homens, uma redução da produção de espermatozóides. Pode ocorrer retardo do crescimento. O sistema imune do corpo e a capacidade de cicatrização de feridas podem ser comprometidos.

Nas crianças, os primeiros sinais dessa deficiência são o crescimento lento, a perda de apetite, a alteração da gustação e a concentração baixa de zinco no cabelo. Para auxiliar no diagnóstico, é realizada a determinação da concentração de zinco no sangue.

O tratamento consiste na administração de suplementos de zinco.

 Deficiência de Cobre

O cobre é um componente de várias enzimas que são necessárias para a produção de energia, para a antioxidação, para a síntese do hormônio adrenalina e para a formação do tecido conjuntivo.

Nos indivíduos saudáveis, a deficiência de cobre é rara. Ela ocorre mais comumente em crianças prematuras ou que estão se recuperando de uma desnutrição grave. Os indivíduos submetidos à nutrição parenteral prolongada também correm o risco de desenvolver uma deficiência de cobre.

A síndrome de Menkes é um distúrbio hereditário que causa deficiência de cobre.

Os sintomas incluem o cabelo crespo, o retardo mental, a concentração baixa de cobre no sangue e a incapacidade de sintetizar as enzimas que necessitam de cobre.

A deficiência de cobre produz fadiga e concentração baixa deste elemento no sangue. São comuns a anemia (reduções do número de eritrócitos), a leucopenia (redução do número de leucócitos) e a neutropenia (redução do número de neutrófilos, um tipo de leucócito), assim como a osteoporose (redução de cálcio nos ossos).

Também ocorrem pequenas hemorragias puntiformes na pele e aneurismas arteriais.
A deficiência de cobre é tratada com suplementos deste elemento durante várias semanas.
No entanto, os indivíduos com a síndrome de Menkes não respondem bem a esses suplementos.

Deficiência de Manganês

O manganês é um componente de várias enzimas e é essencial para a estrutura óssea normal.

São fontes abundantes de manganês os cereais não refinados e vegetais folhosos verdes.

Quando, durante algumas semanas, o indivíduo mantém uma dieta deficiente em manganês, o corpo parece conservar este mineral de forma eficaz. O único sintoma é uma erupção cutânea temporária.

A hidralazina, um medicamento antihipertensivo, pode causar deficiência de manganês e efeitos colaterais relacionados como a neuralgia (dor que se irradia ao longo do trajeto do nervo), a dor articular, a erupção cutânea, o aumento dos linfonodos e o aumento do fígado.

O tratamento consiste na administração de sais de manganês.