Mindfulness para Crianças

Escrito por

O mindfulness, que também é conhecido como meditação guiada, é uma prática que nos ajuda a manter a atenção no aqui e agora. Muitas vezes estamos revivendo o passado, o que pode gerar melancolia, ou no futuro, criando ansiedade. Ele é muito valioso para manter o foco no momento que está sendo vivido, o que torna a vida mais rica e positiva. Os níveis de ansiedade e estresse baixam bastante e é recomendado até para crianças. Veja a seguir como os pequenos podem praticar essa técnica.

O mindfulness infantil ajuda a criança a controlar suas emoções, ser mais paciente, evitar conflitos e conseguir melhores resultados na escola.

Mindfulness para Crianças: Usando a Imaginação

É possível guiar as pequenas mentes para o presente com algumas brincadeiras que envolvem a imaginação. Uma delas, que vai exercitar a atenção à respiração, é a do sapo. Basta imaginar que somos esses bichinhos e que estamos bem quietos na beira de um lindo lago, de pernas dobradinhas e coluna reta, com as mãos encostando no chão à frente.

criançasA ideia é ficar imóvel, na posição de uma rã, por um minuto. Durante esse tempo, peça para a criança respirar bem profunda e vagarosamente, sempre notando a barriguinha crescer e diminuir. Com os dias, aumente o tempo.

Se quiser guiá-lo com a voz, para garantir a aderência à brincadeira, não há problemas.

Outro bom exercício para o autoconhecimento é a da previsão do tempo. Sente com seu filho num lugar tranquilo, peça para que ele respire um pouco. Em seguida, pergunte: “Que tempo está fazendo dentro de você?”.

“Estou ensolarado” quer dizer que está alegre e feliz. Brisas podem significar tranquilidade e tempestade, angústia. Mas toda tempestade é passageira e é importante dizer isso para ele. Faz parte da vida e é bom lidar com isso sem julgamentos.

Sugira um faz-de-conta de astronauta. Você e seu filho estão viajando numa nave e aterrizam num planeta desconhecido. Lá encontram uma fruta (qualquer uma). Imaginem que você nunca a viram antes. É uma fruta alienígena.

Se for uma banana, por exemplo, peça para a criança olhar bem para ela. Perceber as cores, a textura da casca, o formato. Depois, peça para ela imaginar como abrir a banana. Deixe-a manuseá-la e descascá-la. Por fim, diga para que sinta bem o sabor e o cheiro da fruta.

Mindfulness Infantil: os Sons

Toque uma nota de algum instrumento e peça para a criança escutar a vibração até ela sumir totalmente. Em seguida vocês dois deverão simplesmente focar no silêncio. Depois de alguns segundos é possível recomeçar a notar os sons que fazem parte desse silêncio.

Peça para o pequeno contar o que ele escuta.

Também com instrumentos musicais, só que vários: amarre uma venda sobre os olhinhos da criança. Toque uma nota de violão e peça para ele adivinhar que instrumento é. Se precisar repetir, não tem problema. Faça isso com outros itens musicais.

Mindfulness Emocional

Uma prática que ajuda a desenvolver a empatia é a contemplação visual entre a criança e outra pessoa. É como “brincar de sério” só que sério de verdade. A ideia é olhar nos olhos do outro afastando tranquilamente a timidez que leva a rir.

Com o passar dos segundos o par passa a olhar para além do rosto do outro. É criado um vínculo emocional e uma melhor noção do outro, da diferença.