Meditação – o caminho para uma vida melhor.

Escrito por


“Para aquele que conquistou sua mente , ela será sua melhor amiga;mas quem fracassa neste intento,continuará tendo dentro de si sua pior inimiga”

Bhagavad –gita 6.6

Buda ensinava que meditar traz de volta a nossa verdadeira felicidade.

A palavra meditação vem do latim meditare o que significa ponderar, refletir, voltar-se para o centro no sentido de se desligar de tudo que for externo e voltar-se para o seu interior.

Praticada em diversos tipos de culturas e religiões a meditação vem despertar nos seus praticantes, a quietude, a paz de espírito, o silêncio interior e o verdadeiro encontro consigo mesmo.

Mais memória, menos stress com a prática da meditação

sitting in silenceA prática diária da meditação vem mostrando muitos benefícios para a saúde mental, física e espiritual como: maior clareza no raciocínio, bem estar corporal, melhora na atenção, uma melhor ligação com o Eu superior, aumento da fé e assim equilibrando todo nosso sistema físico e energético.

Hoje em dia existem diversos estudos que demonstram efeitos positivos com quem pratica a meditação, como por exemplo no tratamento de pessoas portadoras de câncer, insônia, ansiedade, depressão, distúrbio alimentares, hipertensão e muitos outros relacionados ao bem estar em geral do praticante.

Qual forma de meditação escolher

Existem muitas maneiras de praticar a meditação:

Temos a meditação silenciosa que tem como uma das suas características a quietude entre a mente e o corpo;

a meditação com entoação de mantras repetidas vezes,entrando assim em um estado meditativo;

a meditação guiada onde o praticante segue orientações de um orientador ou guru direcionando seus pensamentos e muitas outras práticas,dependendo assim da escolha e de qual cada um se adapte melhor.

O importante é Silenciar a Mente

O silêncio muitas vezes é perturbador e a meditação vem resgatar esse silêncio que nos revigora,acalma e nos liga com a nossa essência.

Muitas vezes neste mundo moderno nós perdemos esta capacidade que é essencial para toda a nossa existência e que nos ajuda a refletir e superar os vários obstáculos e dificuldades na nossa caminhada espiritual e material.

Aprenda a Meditar

meditacao
Escolha um ambiente calmo ou onde você possa estar alguns minutos consigo mesmo.

Pode ser no quarto,na sala ou em qualquer cômodo .

Pode-se acender um incenso,ou uma vela.

 

Fique sentado de maneira confortável, pode ser em postura de lótus completa, meia postura de lótus, pernas cruzadas, sentado numa cadeira, deitado (cuidado para não dormir!),sentado em cima de uma almofada ou ainda utilizar os chamados bancos de meditação ,o importante de tudo é achar uma postura cômoda.

A cabeça e o pescoço seguem eretos, numa posição lateral.
As orelhas devem estar alinhadas diretamente sobre os ombros,os maxilares devem estar relaxados e a ponta da língua toca o céu da boca,bem atrás dos dentes superiores evitando assim a salivação.

O olhar no principiante deve ficar ligeiramente aberto, fixando em um ponto fixo. Isto evita a sonolência.

meditação
 
E a posição da coluna como principal centro nervoso do corpo e aonde as energias da extremidades se reúnem deve ficar ereta.

Os ombros devem permanecer relaxados ,livres de tensões,permitindo o relaxamento do peito e deixando a respiração fluir.
As mãos repousam sobre o colo ou sobre as pernas.

Faça inspirações pelo nariz e expire pela boca até se sentir relaxado após isto observe sua respiração.
Se aparecerem pensamentos diga mentalmente, eu não quero pensar nisto agora, e continue observando a sua respiração.

Comece com 5 minutos diariamente e vá aumentando aos poucos o seu tempo de prática.
Escolha um horário isto ajuda ao condicionamento da mente.

Pratique e sinta seus benefícios e lembre-se domine a sua mente antes que ela o domine. BOA PRÁTICA!!!

NAMASTÊ

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: el Buho nº30, AlicePopkorn, Peg Syverson