A Obesidade!

Escrito por

O que é Obesidade?

O Excesso de peso e a Obesidade são diferentes graus de acumulação excessiva de gordura no corpo, de forma a poderem prejudicar a saúde.
O peso ideal não existe.

O peso normal é um valor individualizado que depende de diversos factores: fisiológicos (idade, sexo, altura, etc…) genéticos, patológicos e culturais.

Existem diversas formas de classificar o excesso de peso do indivíduo associando os factores fisiológicos entre si:

– Indice de massa corporal(IMC)
– Perímetro da Cintura
– Bioimpedância

A mais utilizada é a que se baseia no Índice de Quetelet ou Índice de Massa Corporal (IMC).

Riscos para a saude

A obesidade é um problema de saúde e não apenas um problema estético; é uma doença crónica tem de ser tratada como tal.

Associa-se ainda a um grande número de co-morbilidades, assim como a uma redução da esperança de vida, pelo que merece toda a atenção dos técnicos de saúde.

As possíveis complicações que provêm da obesidade e do excesso de peso estão intimamente relacionadas com a distribuição de gordura no organismo e originam um conjunto de problemas a vários níveis:

– Físicos: diabetes mellitus, dislipidemias, HTA, problemas respiratórios, cardiovasculares, osteoarticulares, digestivos;

– Psíquicos: perda da autoestima, depressão, ansiedade, alterações do comportamento alimentar;

– Sociais: isolamento social, discriminação laboral;

– Económicos: custos de tratamento são grandes, na rede publica e privada.

Doenças associadas com o excesso de peso

Muitos doentes com excesso de peso apresentam alterações da função da insulina e do metabolismo dos hidratos de carbono, das lipoproteínas e dos triglicéridos.
Todas estas situações constituem factores de risco para a ocorrência de doença cardiovascular e aumentam proporcionalmente ao aumento do Indice de Massa Corporal (IMC).

Indivíduos com excesso de peso têm um risco relativo de desenvolvimento de diabetes mellitus tipo 2 superior ao triplo, comparativamente com a população geral; da mesma forma, o risco de doença coronária duplica ou triplica em indivíduos com excesso de peso.

Muito aumentado
Moderadamente aumentado
Ligeiramente aumentado
Diabetes
mellitus(tipo 2), Doenças da vesícula biliar, Hiperlipidemia, Dispneia-Apneia do sono
Doença coronária, Hipertensão arteria, lOsteoartrite (joelhos)Hiperuricemia/gota Cancro(cancer da mama em mulheres pós-menopáusicas, cancer
do endométrio, cancer do cólon), Anomalias dos hormonios da reprodução, Síndroma do ovário poliquístico, Diminuição da fertilidade, Lombalgia devida à obesidade, Aumento do risco anestésico, Anomalias fetais associadas a obesidade materna
Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: Tobyotter, Tobyotter, colros, FBellon, colros