Máscaras Caseiras para Limpeza da Pele do Rosto

Escrito por

 

Limpar, tonificar e hidratar: quantas vezes você já ouviu essa recomendação quando o assunto é uma pele do rosto saudável e luminosa?

Para chegar lá, no entanto, é preciso ter tempo para visitas ao dermatologista ou esteticista e gastar algum dinheiro para adquirir bons produtos de cuidados com a face, certo?

Nem sempre. Se o seu rosto não apresenta acne acentuada e não precisa de um profissional especializado para extraí-la, você pode reproduzir um bom tratamento de pele em casa mesmo.

Anote as nossas dicas e receitas.

Preparando a Pele para a Máscara Facial

O primeiro passo é preparar a pele para receber o tratamento caseiro.

A dica é simples: primeiro lave o rosto. Em seguida, encha meia panela grande com água e ferva. Em seguida, aproxime o rosto a cerca de 25 centímetros dela.

Abafe o espaço entre a panela e a face colocando uma toalha grande aberta sobre a cabeça, criando uma espécie de tenda sobre a água e favorecendo o acúmulo de vapores.

Desta forma os poros se abrirão, facilitando a ação das máscaras caseiras.

Atenção: evite realizar a limpeza de pele imediatamente antes ou depois de depilar o rosto ou tomar sol.

Receita Caseira para Exfoliação de Qualquer Tipo de Pele

lavando rosto tratamento facial mascaraDepois de abrir os poros, a pele deve ser exfoliada: é a forma mais eficiente para remover as células mortas e pequenas impurezas e preparar o rosto para receber outros tratamentos com mais eficácia.

Misture uma colher de açúcar a duas de mel, formando uma pasta.

Aplique com a ponta dos dedos sobre a pele, em movimentos circulares. Espere dois minutos e lave bem.

Em seguida, borrife o rosto com água de coco.

Toda exfoliação deve ser realizada duas vezes por semana por quem tem pele oleosa, uma vez por semana para quem tem pele mista e a cada quinze dias por quem tem pele seca.

Exfoliação Caseira com Aveia

Coloque meia xícara de aveia no liquidificador junto a duas colheres de sopa de leite, meia colher de chá de mel, duas gotas de óleo de camomila e duas de óleo gerânio (vendidos em lojas de homeopatia, produtos naturais ou farmácias de manipulação). Se a pele for oleosa, mais cinco gotas de limão.

Espalhe no rosto e espere 15 minutos. Lave bem.

Exfoliação Caseira com Amêndoas

amendoasTriture amêndoas, formando um pó bem fino.

Misture com mel e acrescente uma colher de chá de suco de limão.

Aplique sobre a pele e dê um intervalo de 15 minutos.

Enxágue com água morna com o cuidado para não deixar nenhum traço de limão, já que ele queima a pele sob a ação do sol.

Limpeza Caseira da Pele Oleosa

Peles oleosas possuem uma receita exclusiva de exfoliação mais abrasiva – ou seja, mais poderosa.

Misture meia colher de sopa de aveia (flocos pequenos) a um quarto de xícara de chá de camomila frio e  a uma colher de sobremesa de argila verde.

Misture os itens até formar uma pasta. Espalhe a máscara pelo rosto com movimentos circulares, espere cinco minutos e lave bem com água fria.

A argila verde é tonificante e adstringente, controlando a oleosidade. Também possui ação secativa, antisséptica e hidratante. A aveia acalma a pele durante o processo, assim como a camomila (que também é antiinflamatória).

Recomenda-se que uma pele do rosto oleosa passe por uma limpeza a cada 20 dias.