Maquiagens Funcionais que Tratam a Pele

Escrito por

Ainda hoje persiste o mito de que a maquiagem faz mal à pele. Mas já há anos que não é mais bem assim. As empresas de cosméticos, mesmo as mais populares, evoluíram para o uso de matéria prima de mais qualidade e segurança. Mais que isso: algumas, inclusive, passaram a desenvolver produtos que tratam a pele – as chamadas maquiagens funcionais. Confira a seguir.

Maquiagens funcionais são um verdadeiro presente para quem gosta de usar base, batom, blush e outras pequenas maravilhas da cosmética. Afinal, se você curte se maquiar para realçar o que tem de mais bonito no rosto, certamente terá interesse em tratar dele.

As empresas de make-up entenderam isso e juntaram o útil ao agradável. Ou seja, já não é mais necessário maneirar no uso dos produtos funcionais.

Essas maquiagens são como uma espécie de nutricosméticos, só que de fora para dentro.

Maquiagem Funcional: O Que o Mercado Oferece

mulher batomA febre da maquiagem funcional veio para ficar. Prova disso são os chamados bb creams, ou seja, bases com múltiplas funções além de apenas acobertar imperfeições da pele do rosto.

Bb creams não apenas possuem filtro solar (o que muitas bases já andavam fazendo) como também hidratam sem deixar a pele oleosa, combatem manchinhas e possuem ação antienvelhecimento e até mesmo antiacne.

Logo, chegaram ao mercado versões funcionais de primer, corretivos e blushes cremosos com esses mesmos poderes. Em seguida, batons que hidratam e evitam rachadura nos lábios.

Outras linhas de maquiagem oferece produtos bem mais leves do que os tradicionais. Muitas vezes eles não são ativamente funcionais, mas já beneficiam a pele por deixarem-na respirar livremente.

Composição da Maquiagem Funcional: Fique de Olho Nessas Substâncias

Em geral os rótulos de produtos funcionais destacam as substâncias que fazem a diferença na composição. O ácido hialurônico, por exemplo, dá mais firmeza ao rosto, além de ser altamente hidratante e uniformizar a pele. Linhas finas de expressão melhoram bastante.

Antioxidantes da vitamina E prometem diminuir os poros e controlar a pele mais oleosa, deixando-a mais radiante ao invés de brilhante. Vitamina C também é bastante indicada para esses casos.
A vitamina E também é ótima para batons. Ajuda a preservar a pele dos lábios, evitando que rachem ou descasquem.

Algumas marcas desenvolvem suas próprias fórmulas funcionais. Uma delas, batizada de Enviro Defend por um fabricante  internacional de maquiagem, também leva extrato de karité, de árvore de seda e raiz de alcaçuz. Melhora a resistência da pele, deixa-a mais lisa e minimiza linhas finas de expressão.

Fique atento às linhas antiacne (ou anti-blemish, em inglês). Elas podem confundir o consumidor. Às vezes trata-se de produtos que simplesmente não provocam espinhas. Produtos funcionais tratam ativamente a acne.

Cuidados com a Maquiagem Funcional

mulher mais velhaEmbora seja uma boa opçãos para quem usa maquiagem com frequência, a make-up funcional ainda não chega a atingir o grau de excelência de cremes e tratamentos exclusivos.

Além disso, se a pele for muito seca, muito manchada, com muitas rugas e flacidez, essas bases, corretivos e batons não vão dar conta de recuperá-la.

Portanto, é sempre importante cumprir seus tratamentos tradicionais para a pele do rosto. Lave-o com sabonete próprio para a área e sempre retire a maquiagem funcional ao final do dia.

Caso sua pele seja oleosa, não dispense o tônico para controlar o brilho. Se for muito seca, passe um bom creme hidratante antes de se maquiar. Para todos os casos, nunca dispense os produtos de tratamento noturnos.

Na hora de comprar sua maquiagem funcional, tente ser fiel a uma só marca. Assim, se quiser usar dois ou mais produtos ao mesmo tempo (primer, base e pó compacto, por exemplo), as fórmulas não vão entrar em conflito.

E não se preocupe: não existe diferença entre um blush funcional em creme ou em pó. Vai da sua pura preferência.