Maquiagem Orgânica, Vegana ou Natural: Sustentáveis

Escrito por

Quando se fala em beleza a grande tendência mundial é a maquiagem orgânica, vegana ou natural. As consumidoras cada vez mais torcem o nariz para cosméticos sintéticos demais ou testados em animais. O mercado brasileiro está aderindo em peso a esse cenário e já são muitas as marcas brasileiras que oferecem produtos ecologicamente corretos. No entanto antes de ir às compras aprenda a diferença entre cada categoria.

Aprenda a seguir o que está por trás das makes orgânicas, veganas e naturais. Afinal, um não é sinônimo do outro.

Maquiagem Orgânica: O Que É e Composição

A maquiagem orgânica precisa conter um mínimo de 95% de matérias-primas orgânicas. Ou seja, cultivadas sem o uso de agrotóxicos, adubos sintéticos, hormônios ou outros químicos que prejudicam plantas, animais e o meio ambiente em geral.

maquiagem orgânicaIsso é social e economicamente benéfico, pois incentiva os pequenos agricultores e criadores. Afinal são em pequenas e médias propriedades que o desenvolvimento de orgânicos é mais comum e eficiente.

A make orgânica, apesar de ser cruelty-free (“livre de crueldade”, ou seja, não testada em animais), ainda se utiliza de derivados de animais. É o caso do mel, da cera de abelha, da seda e do leite.

Ela é a que mais traz benefícios à consumidora, pois ajuda a nutrir a pele e possui propriedades antioxidantes. Exija sempre produtos com o selo da EcoCert, entidade de inspeção e certificação que atua no Brasil há vinte anos.

Conheça os ingredientes que não podem constar numa fórmula de make orgânico:

  • Amônia
  • Conservantes sintéticos
  • Corantes sintéticos
  • Dietanolamidas
  • Derivados do petróleo
  • Derivados de propileno
  • Fragrâncias sintéticas
  • GMOs
  • Silicone

Make Vegana: Totalmente Vegetal, mas Às Vezes Ainda Sintética

Já a maquiagem vegana é totalmente livre de ingredientes animais, como os citados acima. É o nicho que mais tem crescido, portanto não são difíceis de encontrar.

maquiagem orgânicaNo entanto certas marcas ainda se utilizam de ingredientes ativos sintéticos, como parabenos, sulfatos e corantes. Alguns deles podem ser prejudiciais ao meio ambiente; outros podem não ser tão saudáveis para a pele, principalmente se combinados.

Portanto escolha empresas de cosméticos veganos que sejam totalmente transparentes em relação a cada item contido nas fórmulas. As melhores marcas estão realmente comprometidas com o impacto ambiental de seus produtos.

Sua maquiagem vegana não pode conter:

  • Albumina
  • Cera de abelha
  • Colágeno
  • Gelatina
  • Gordura animal
  • Lanolina
  • Leite
  • Mel
  • Tutano

Maquiagem Natural: Menos Rígida

Para uma maquiagem ser considerada natural sua fórmula deve conter 95% de ingredientes naturais e 5% de orgânicos.

Isso significa que a maioria esmagadora de seus componentes não precisam ser produzidos com toda a responsabilidade ambiental de um orgânico, por exemplo.

Aqui o selo de qualidade que se aplica é o IBE.

A Importância da Certificação

É claro que o rótulo dos itens de maquiagem possuem a composição de suas fórmulas. Mas é sempre mais seguro quando aquele batom maravilhoso ou a base nutritiva levam um selo de órgãos de certificação.

É o caso dos já citados EcoCert e IBE.

Fique sempre atenta, já que esses selos são conquistados por produto e não por empresa. Por exemplo: uma marca pode ter um blush certificado, mas não as sombras. Um carimbo não premia todo o portfólio, apenas determinados produtos.

Se todos os itens oferecidos pela empresa são certificados, nota dez!

Cuidados com a Maquiagem Orgânica, Vegana ou Natural

Muitas consumidoras alérgicas à maquiagem tradicional buscam as orgânicas, veganas ou naturais para se livrar do problema. Isso costuma resolver o surgimento de espinhas ou alergias – principalmente quando a make é orgânica.

maquiagem orgânica

No entanto é sempre interessante experimentar um pouquinho do produto na loja e aguardar 24 horas até voltar lá e comprar.

Isso porque nesse período pode ser que você tenha alguma reação inesperada. Mesmo que nunca tenha ocorrido incidente algum com você nesse quesito, e que as empresas de cosméticos sejam responsáveis e de qualidade.

Verifique o prazo de validade da make sustentável que você está adquirindo. Pode ser que seja mais curto que uma tradicional.

Também jamais se esqueça de tirar a maquiagem antes de dormir. Mesmo as sustentáveis devem ser eliminadas na hora de ir para a cama.

Aliás, se for levar a sério o compromisso com a cosmética orgânica, adote também um demaquilante da mesma linha. Os tradicionais estão cheios de ingredientes sintéticos ou nocivos ao meio ambiente.

Complete seus cuidados com um hidratante sustentável facial.