Tendinite Poplítea

A tendinite poplítea é uma laceração no tendão poplíteo, o qual se estende da superfície externa da extremidade inferior do fêmur (osso da coxa) diagonalmente através da face posterior do joelho até a face medial (interna) da extremidade superior da tíbia.

O tendão poplíteo impede que a perna sofra rotação externa durante a corrida.
A rotação interna excessiva do pé (pronação) e as corridas descendentes tende a causar tensão excessiva sobre esse tendão, podendo provocar a sua ruptura.

A dor e a inflamação, particularmente quando o indivíduo realiza corridas descendentes, ocorrem ao longo do lado de fora do joelho.

O indivíduo não deve correr até deixam de apresentar dor na região e não deve realizar corridas descendentes após retomar a prática dessa atividade.

O ciclismo é um bom exercício alternativo durante o período de convalescença.

As palmilhas para calçados, especialmente uma cunha triangular (cunha de varo) colocada na frente do calcanhar, podem ajudar a impedir que o pé rode para dentro.


Dores dos Músculos da Tíbia

As dores dos músculos da tíbia podem ocorrer nos músculos das faces anterior e lateral da tíbia (dor ântero-lateral) ou nos músculos das faces posterior e medial da tíbia (dor póstero-medial).

A região dolorosa varia de acordo com os músculos afetados.

 

 fonte: msd-brazil