Jejum Intermitente: Uma Ótima Forma de se Manter Saudável

Escrito por

Há séculos a prática do jejum intermitente, por um dia, é apontada por diferentes civilizações como uma poderosa maneira de purificar o organismo e fortalecê-lo. Mas em 2016 o ato de jejuar ganhou aprovação formal, que veio nada menos do que na forma do Nobel de Fisiologia e Medicina, por meio do  médico japonês Yoshinori Ohsumi. Gostou da notícia? Então entenda melhor como esse processo acontece e como jejuar corretamente.

Como o Jejum Beneficia o Organismo

O ponto de partida é que períodos relativamente longos sem comer significa que as células não receberão glicose. Então elas começam a produzir uma substância chamada glucagon, que as estimulam a se consumir a si mesmas.

Esse fenômeno é chamado de autofagocitose, ou autofagia.

Isso significa que, na ausência de nutrição, elas começam a consumir alguns de seus “órgãos”, as organelas, numa espécie de estômago da célula, chamada de lisossomo. Esses restos são transformados em novas células.

É tudo uma grande reciclagem, no final das contas. As células se alimentam de seus restos e produzem novas células. Isso ajuda a renovar as células, retardando o envelhecimento.

Os Limites do Jejum Intermitente

Em primeiro lugar, nunca comece a jejuar sem a orientação de um médico.

jejum intermitente

Para que o processo de autofagia se inicie, é necessário permanecer de 8 a 12 horas já em jejum. Portanto você não chegará a nenhum resultado antes disso. Apenas sentirá fome.

No entanto se o organismo não receber alimentos após três dias, isso não significa que os efeitos do jejum aumentarão. Pelo contrário: a imunidade começa a baixar e os órgãos internos funcionam menos eficientemente.

Planos para Jejuar Intermitente

Existem diferentes planos para jejuar intermitentemente. Um deles é a chamada 5: 2, quando você come normalmente cinco dias por semana, deixando os dois restantes com um limite de apenas de 500 a 600 calorias.

Outra proposta é simplesmente escolher um dia da semana para não comer nada durante 24 horas. Ou jejuar completamente por 16 horas, com resultados mais brandos.

Jejum Intermitente Emagrece?

Como o jejum esvazia o corpo de glicose, o seu organismo passa a se utilizar da sua própria gordura.

Um estudo descobriu que adultos obesos que seguiam o método de jejum de dias alternados (quando você consome 25% de suas calorias diárias em um dia e depois come normalmente no dia seguinte) perderam cerca de 13kg em um período de oito semanas.

jejum intermitente

Por isso, vale reafirmar que essa é uma das práticas mais poderosas para a perda de peso e aceleração da queima de gordura. Pode parecer difícil ao primeiro contato com este conceito, mas aqui será abordado todo passo a passo e formas de você conseguir realizar sem sofrimento.

Cuidados ao Jejuar

Apenas adultos saudáveis podem jejuar. Diabéticos, gestantes ou mulheres na tentativa e usuários de alguns medicamentos não devem fazê-lo. Por isso é tão importante consultar um médico antes de iniciar.

Quem tem insônia ou fadiga crônica não devem jejuar. Também não é recomendável para mulheres em período menstrual ou pessoas que sofrem de transtornos alimentares.

Beba sempre muita água durante o jejum. Hidratação constante é vital. Chás ou café sem açúcar estão liberados.