Ganho de peso na gravidez

Escrito por

 A gestação e o ganho de peso

O ganho de peso da mulher grávida pode ser controlado de acordo com o índice de massa corpórea (IMC), que é calculado dividindo o peso em Kg pela altura ao quadrado.

O IMC deve ser calculado até a 13ª semana de gestação e quando não é possível nesta fase da gestação, calcula-se na 1ª consulta do pré-natal. O IMC desejado é de 18,5 a 24,9.

Ganho de peso ideal na gravidez

O ganho de peso ideal é de 1 Kg ao mês, sendo aceito um ganho de 09 a 13 Kg durante a gravidez. Para mulheres com sobrepeso, o ganho pode ser entre 07 a 11 Kg e para as mulheres obesas, apenas 06 Kg.

Estima-se que o ganho de peso ideal da gestante seja de 65g semanal até 10 semanas, 335g semanal até 20 semanas, 450g semanal até 30 semanas e 450g semanal até 40 semanas.

Se a gestante apresentar baixo peso ou sobrepeso, devem ser pesquisadas as causas e orientar com relação à alimentação e as complicações.
O ganho de peso insuficiente na gravidez, pode levar a patologias materna (anemia) e fetal (retardo do crescimento intra-uterino, baixo peso ao nascer e aumento na mortalidade peri-natal, neonatal e infantil.

O ganho de peso excessivo também pode levar a patologias maternas (hipertensão arterial, pré-eclâmpsia, eclampsia, diabetes gestacional), e fetais (macrossomia, defeitos do tubo neural e obesidade infantil).

A nutrição do bebê é feita através da vesícula vitelina, que é substituída pela placenta, a partir da 12ª semana de gestação, até o nascimento.

Os fatores que podem alterar a ingestão alimentar da gestante são:

A atividade física (estilo de vida e trabalho), hábitos alimentares familiares, estado sócio-econômico, fatores psicológicos (stress, ansiedade, depressão, dependência química e gravidez indesejada).

Recomenda-se que sejam feitas 03 refeições e 02 lanches nos intervalos e que a gestante não deixe de fazer nenhuma refeição; diminuir a quantidade de sal (para evitar o acúmulo de líquidos, conhecido como edema); ingerir 06 a 08 copos de água ao dia; abstinência de fumo e álcool.

Vitaminas na gestação

Além da alimentação, durante a gestação são usados suplementos alimentares, poli-vitamínicos para suprir as necessidades diárias que não são ingeridas o suficiente.

Existem vários poli-vitamínicos, que devem ser consumidos de acordo com a orientação médica do pré-natal.

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: needoptic