A fitagem é uma técnica desenvolvida para texturizar cachos e cabelos crespos, definindo-os com perfeição. A ótims notícia é que o efeito pode durar até três dias. Como as mulheres estão cada vez mais assumindo seu cabelo natural, aposentando alisamentos, não é à toa que a fitagem esteja super em alta. Aprenda a fazer a seguir.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Efeitos da Fitagem em Diferentes Tipos de Cabelo[/h2]
Todos os cachos, dos mais largos aos mais apertadinhos, podem ser tratados com a fitagem.
Inclusive quem está em processo de transição capilar. A ansiedade de retomar as madeixas naturais fica menos intensa.
Cabelos ondulados mas finos demais ganham mais volume. Isso ocorre porque a separação de mechas menores acabam gerando um efeito mais cheio.
Mas se você tem cabelos crespos e é adepta do luxurioso black-power tem que prestar a atenção. Isso porque ele pode diminuir o volume almejado.
O ideal é fazer uma experiência antes de fazer fitagem pela primeira vez justo para uma festa onde você quer estar perfeita.
Cabelos alisados não vão cachear com a fitagem. Nem os naturalmente lisos. Principalmente se forem oleosos.
[h2 type=”2″ width=””]Vantagens da Fitagem[/h2]
Com a fitagem você pode esperar cachos bem definidos, disciplinados. Vai se livrar do efeito armado e irregular (que, é claro, também é lindo. Vai do gosto de cada uma).
Com isso o volume também pode ficar reduzido, principalmente se você tem cabelos mais finos e em menor quantidade. Se você é bem cabeluda com fios mais grossos, será mais fácil preservar o volume.
O fantasma do frizz também desaparece. Adeus fios arrepiados!
[h2 type=”2″ width=””]Fitagem do Cabelo Passo a Passo[/h2]
Lave o cabelo com xampu e condicionador e enxágue-o intensamente. Resquícios dos produtos podem fazer os fios parecerem opacos.
Retire o excesso de água com uma toalha. Divida os cabelos úmidos em 5 partes. Prenda a parte superior com um prendedor e inicie pela camada de baixo.
Divida-a em mechas – quanto mais finas, melhor. O cacho ficará mais definido e fechado.
Coloque um bom finalizador na ponta dos dedos. Pode ser um leave-in, um creme para pentear ou um mousse. É importante que a textura não seja muito rala.
Então penteie o cabelo com os dedos, como se o que estivesse entre eles fossem fitas (daí o nome). Evite se aproximar da raíz, pois pode dar um aspecto oleoso.
A fitagem do cabelo de baixo deve ser realizada no mesmo sentido. Cabelo lateral deve ser penteado com os dedos puxando-o para os lados. E no topo da cabeça, para cima.
Em seguida amasse as mechas das pontas para a raíz, de baixo para cima. Se alguma madeixa estiver muito grudadinha passe os dedos e separe-a.
Agora é só deixá-lo secar naturalmente, evitando se movimentar demais. Depois de pronto evite passar muito a mão no cabelo, para não desarmar o efeito.
Se quiser recuperar a fitagem mais tarde é só usar um umidificador de cachos e repetir o processo.