Como Fazer o Perfume Durar Mais na Pele

Escrito por

Você se apaixonou por aquela fragrância e quer senti-la o dia inteiro no seu corpo! Mas em poucas horas não há mais rastro dela na pele. Se o perfume foi caro, então, sua decepção aumenta ainda mais. Não se desespere: existem algumas excelentes dicas para reter o seu cheiro preferido por muito tempo. Veja a seguir.

Perfurmes: O Que Esperar Deles

Em primeiro lugar é importante saber o que esperar da sua fragrância. Afinal, existem quatro tipos de produtos:

  • Eau de Parfum: possui maior concentração de fragrância. Costuma ter maior fixação e é mais caro.
  • Eau de Toilette: a maior parte dos perfume de qualidade são comercializados nessa versão. Eles possuem ótima fixação, mas menor do que a do perfume.
  • Eau de Cologne: é ainda mais suave, com fixação leve.
  • Body Splash: o mais leve de todos, com pouca fixação. Bom para perfumar aquela saída do banho e ficar em casa.

Além disso é importante entender que a sua fragrância exalará diferentes cheiros com o passar do tempo. Ou seja, aquele odor que você sente na hora da aplicação do seu perfume não será exatamente o mesmo que permanecerá a maior parte do dia no seu corpo.

As notas de cabeça são essas mesmas: as que se destacam primeiro. São mais frescas e voláteis. As de coração são as que vão permanecer com você a maior parte do tempo. Elas surgem assim que as notas de cabeça evaporam.

Finalmente, as notas de fundo são as que deixam o rastro do perfume até mesmo quando as notas de coração desaparecem. Normalmente são odores mais densos, puxados pelo amadeirado.

Aplique o Perfume Corretamente no seu Corpo

Se você souber os pontos certos para passar seu perfume, vai otimizar bastante seu consumo ao mesmo tempo em que potencializa a duração e a qualidade do cheiro.

Os pontos ideais para passar a sua fragrância são onde a circulação do sangue é maior. Você já deve conhecê-los: pulso, dobra do braço, atrás das orelhas, nuca e atrás dos joelhos.

Evite aplicar o perfume diretamente nos cabelos. O álcool presente na fórmula poderá danificá-los com o tempo. O segredo é aplicar a fragrância na escova e depois penteá-los.

Passe seu perfume sempre ao sair do banho, antes de se vestir. E nunca, jamais perfume um pulso e esfregue no outro. Isso faz com que as notas de cabeça fiquem ainda mais voláteis, desaparecendo mais rápido.

Truques para Fazer o Perfume Durar Mais

A dica mais simples para prender o perfume na pele é usar uma camada bem fina de vaselina sólida nos pontos onde vai aplicá-lo. Hidratante corporal sem cheiro também faz o mesmo efeito.

Outro truque é comprar o hidratante corporal que seja da mesma fragrância que você usa, caso exista.

Passe perfume em cotonetes e guarde-os imediatamente num saquinho plástico com fecho e deixe na bolsa. Assim você poderá retocar sua fragrância no meio do dia sem precisar levar o vidro com você.

Perfume lenços ou chumaços de algodão com o seu perfume preferido e guarde-os em armários e gavetas. Isso vai perfumar levemente suas roupas sem manchá-las.

Se o seu perfume for forte demais, aplique-o em apenas um dos pontos corporais recomendados. Você também pode lançar o spray no ar ao seu redor e deixar que a bruma entre em contato com o seu corpo naturalmente.

Além de tudo isso, não guarde seus perfumes na bancada do banheiro. O ideal é dentro do guarda-roupas, longe da claridade.