melonNa loucura do dia a dia a mãe se vê num grande impasse com alimentação, fazer a criança aceitar um novo alimento, não é tão simples! Nesse caso o melhor é usar a técnica do disfarce, aquele que parece mais não é como por exemplo:

– Se a criança reluta em comer verduras e legumes não se desespere. Faça bolinhos de chocolate em forminhas pequenas com ingredientes inusitados como aveia, espinafre, cenoura.
Num primeiro momento pode até aprecer estranho, mas não é, basta usar um pouco de essencia de baunilha e tudo fica perfeito.

– Faça purês coloridos com espinafre e brocoli, beterraba, cenoura, e distribua no prato de maneira harmoniosa com os outros alimentos, com certeza a criança vai gostar.

– Jamais coloque o prato de qualquer maneira, isso pode dar a impressão de pouco caso com este momento tão importante.

– Outra dica, sempre que for dar batatas prefira as bolinhas douradas (assadas), dá a impressão que são feita para crianças.

– Outro disfarce que dá certo é o brigadeiro de cenoura. No lugar do chocolate vai a cenoura ralada bem fininha, junte o coco e o leite condensado, depois enrola em formato de cenoura e coloca na ponta um salsinha para lembrar os ramos da cenoura.

– Vale ainda colocar verduras liquidificadas nas forminhas de gelo, e depois colocar no suco de fruta das crianças ou ainda utilizar para fazer o arroz ou molho do macarrão.

– Não podemos esquecer que todos os legumes são importantes nessa fase de crescimento, mas caso a criança não goste dos pedacinhos de temperos você poderá liquidificar a cebola, alho, e especiarias verdes (crianças odeiam verdinhos é muito comum no consultório eles dizerem que não gostam).

Aquele ditado que diz que o que os olhos não vêem, o coração não sente, é de grande ajuda na composição saudávelda alimentação infantil.

A sobremesa

Sobremesas, quase toda criança adora.

sobremesa  ::Opte por salada de frutas, sorvetes de frutas, doce de frutas com caldo de chocolate amargo ou até mesmo um pudim feito com aveia com calda de caramelo, como a aveia não tem sabor a criança nem nota que o ingrediente está presente.

Claro que a criatividade vai contar muito nesse momento, mas não podemos esquecer do bom senso, e de comentar aqui alguns erros causados pelos pais.
Muitos acabam fazendo uso de adoçantes, alimentos diet e lights, que não são recomendados para crianças nesse periodo de crescimento.
Somente um médico ou um nutriciosta poderá recomendar em casos específicos do uso de uma dieta com ingredientes diet ou light.

Problemas de saúde que podem acarretar dificuldades de alimentação.

Muitas vezes o fato da criança não aceitar a alimentação está associada a problemas ou doenças tais como:
Desequilíbrios gastrointestinais ou crianças portadoras de necessidades especiais (principalmente quando de origem neurológicos).

Entre os problemas temos refluxo, alergias, deficiências nutricionais, intolerancias como (lactose, glutém, etc), má formação oral.
Na maioria das vezes essas crianças apresentam déficit de aprendizado, por não terem uma nutrição adequada.
Se for esse o caso faça um acompanhamento com um médico e com o nutricionista.

Cuide bem de voce e dos seus começando pelo mais fundamental, uma boa alimentação, até breve !