Importância da Ressonância Magnética

ressonancia magneticaÉ um procedimento não invasivo e que permite detalhamento avançado na avaliação de diversas áreas do corpo humano como pulmões, coração e ossos.

Veja quais são as principais disfunções que podem ser diagnosticadas pelo exame:

  • Possíveis tumores;
  • AVC;
  • Lesões nos ossos, como ligamentos e cartilagens;
  • Alterações cerebrais.

Diferentemente da tomografia, a ressonância magnética não utiliza radiação e fornece imagem em três planos distintos, enquanto a tomografia apresenta imagens do corpo em forma de “fatias”.

Os equipamentos também são distintos, pois na RM o tubo do aparelho é maior e com aberturas nas extremidades, que criam um campo magnético direcionando ondas de rádio para o corpo.

Tanto na tomografia quanto na ressonância magnética não é permitido que o paciente esteja usando qualquer tipo de objetos metálicos.

Dúvidas Frequentes sobre Exames de Imagens

Por que é preciso utilizar um avental específico quando fazemos um raio X?
A peça é utilizada para evitar que outras áreas do corpo recebam radiação sem necessidade. Os exames de raio x são feitos com avental de chumbo, pois o metal é denso e é mais barato. Vale ressaltar que, quanto mais denso o material, mais resistentes a radiação eles são.

tomografiaO ultrassom utiliza radiação?
O exame não utiliza radiação, é seguro e apresenta um baixo risco de complicação.

Por que alguns exames de tomografia exigem contraste?
O contraste permite que algumas partes do corpo sejam visualizadas com mais qualidade. O contraste é injetado para destacar as estruturas estudadas.

A ultrassonografia pode prejudicar o feto?
Muitos profissionais especializados recomendam que o exame, que pode ser realizado em laboratório de imagem, não seja feito com frequência, simplesmente para sanar a curiosidade da mãe em relação ao seu bebê. Portanto, é fundamental realizar o ultrassom, de acordo com a necessidade, que deve ser indicada por um médico. Vale ressaltar, que nos primeiros três meses, o feto apresenta mais vulnerabilidade aos fatores externos. Portanto, neste período, o cuidado deve ser redobrado.

Os métodos de diagnóstico por imagem passam por constante evolução e além de ajudar na prevenção e diagnóstico de doenças, auxiliam os médicos em situações de emergências, principalmente nos casos de neurologia.

Autoria: Texto elaborado pela equipe da MD Imagem.