Equipamentos para Cadeirantes

Original: https://www.fazfacil.com.br/saude/equipamentos-para-cadeirantes/ Escrito por

 

É bastante comum achar que a acessibilidade existe para que pessoas com deficiências físicas sejam ajudadas de forma mais fácil.

Porém, a acessibilidade existe justamente para dar total autonomia para que cadeirantes e outras pessoas com deficiência possam levar uma vida ativa, feliz e confortável.

Para alcançar esse objetivo, existem várias políticas públicas que visam tornar lugares mais acessíveis para deficientes – como, por exemplo, transporte público adaptado para a entrada de deficientes.

Além disso, também há adaptações que podem ser feitas em locais, estabelecimentos e residências – além de equipamentos e acessórios que complementam a mobilidade.

Confira abaixo aqueles equipamentos básicos e essenciais para auxiliar o cadeirante no seu dia-a-dia.

Cadeira de Praia para Deficientes Físicos

cadeira de praia cadeiranteAs cadeiras para praia são cadeiras de rodas especificamente feitas para que os cadeirantes possam ir à praia.

O melhor delas é que possibilitam aproveitar o clima sem se preocupar com estragar a cadeira de rodas ou com desconforto.

Elas são especialmente feitas para o solo irregular das areias e para entrar na água sem estragar ou corroer o material.

Mesa Adaptada para Cadeirantes

Na vida cotidiana, algumas coisas que parecem simples podem ser bastante difíceis e trabalhosas para quem possui deficiências físicas. Até mesmo trabalhar, estudar ou fazer uma refeição.

Por isso, o ideal é que cadeirantes possuam uma mesa adaptada para o “encaixe” da cadeira de rodas.

Ela precisa ter uma altura confortável para a execução de tarefas como usar o computador, por exemplo.

Atualmente, existem mesas com grandes recursos ergonômicos, como ajuste de altura, apoio para os cotovelos, entre outros.

Cadeira Higiênica para Cadeirantes

cadeira higiênicaUma variação da cadeira de rodas, a cadeira higiênica permite que pessoas com deficiência consigam realizar atividades comuns do dia a dia – como tomar banho.

Ela permite que o próprio cadeirante consiga cuidar de sua higiene – embora, por vezes a ajuda de uma pessoa torne esse processo mais fácil.

Aqui também há várias opções de modelos e funções extras.

Por exemplo: algumas cadeiras higiênicas também podem ser acopladas ao vaso sanitário, garantindo mais praticidade e agilidade, especialmente para aquelas pessoas que possuem maiores debilitações.

Esse tipo de cadeira costuma ser confeccionada com materiais ainda mais resistentes e possuem durabilidade mesmo quando exposta à água constantemente.

Barras de Apoio: Prepare a Casa para o Deficiente Físico

Outro item essencial, embora não seja exatamente um acessório ou equipamento são as barras de apoio.

Elas auxiliam quem tem deficiências físicas em diversas tarefas, seja no deslocamento pela residência, levantar da cama ou mesa, utilizar o banheiro, etc.

Essenciais para uma residência realmente adaptada e com acessibilidade, as barras possuem diversos tamanhos com cada um deles sendo propício para cômodos e finalidades distintos.

Cama com Ajustes para Deficientes

cama deficientes físicosO ideal é que a cama tenha funções que permitam total controle do cadeirante para trazer mais conforto, como ajuste de altura eletrônico ou hidráulico, por exemplo.

Porém, se não for possível possuir uma cama com ajustes, algumas recomendações podem ajudar, como ter uma cama que seja da mesma altura da cadeira de rodas, que fique encostada na parede e possua um tamanho confortável.

Auxílio na Subida e Descida de Escadas

stair-trac

O stair-trac ajuda o cadeirante a subir e descer escadas

O stair-trac é colocado sob qualquer tipo de cadeira de rodas, e depois sobre degraus, permitindo que o cadeirante suba e desça escadarias.

Esse “elevador portátil” possui baterias recarregáveis e se adapta a qualquer cadeira de rodas, da juvenil ao modelo adulto.

Outro produto que tem o mesmo objetivo é o stair-lift: aqui, a cadeira de rodas é substituída por um assento adaptado ao corrimão de uma escadaria.

Acionado por controle remoto, ele sobre ou desce o deficiente físico com segurança de um extremo a outro da escada.