Como Cuidar dos Cabelos Ressecados

Escrito por

 

São inúmeras as causas que podem levar ao ressecamento dos cabelos.

Alteração do pH capilar, dilatação das cutículas e perda da gordura natural são os fatores mais comuns, que costumam ser causados pela exposição excessiva ao sol, poluição, falta de nutrientes ou aplicação de muita química.

Cabelo Seco Não É o Mesmo que Ressecado

É importante, ainda, saber a diferença entre cabelo seco e cabelos ressecados.

Os fios secos são um tipo de cabelo e não um problema: eles são o resultado da pouca produção natural de oleosidade nas glândulas sebáceas.

Os cabelos ressecados, por sua vez, são uma condição temporária, que pode acontecer com qualquer tipo de cabelo. Nesse caso, as madeixas apresentam um aspecto opaco e quebradiço.

Existem muitas opções de tratamento e produtos que ajudam a combater e evitar o ressecamento (veja produtos aqui).

Se você está com seus cabelos ressecados, sem vida e sem brilho, confira algumas dicas para cuidar das madeixas e trazer de volta sua beleza radiante.

Shampoo com PH Adequado para Cabelos Ressecados

shampooSempre opte por shampoos neutros, pois eles mantem o pH dos fios equilibrado e evita que o próprio shampoo cause ressecamento.

No caso de cabelos que tenham passado por algum processo químico, como escova progressiva ou tinturas, esse uso é ainda mais importante: os procedimentos já alteram o pH dos fios, sendo necessário corrigir isso até que ele se torne neutro novamente.

Um cabelo muito alcalino apresenta as escamas mais dilatadas, o que implica maior fragilidade frente ao sol e a poluição. Shampoos com ácido glicólico, por exemplo, são muito recomendados nestes casos.

Escolher o shampoo ideal ajuda a prevenir o ressecamento, sendo fundamental na reversão deste processo. Por isso, fique atento aos rótulos e saiba sempre o nível de acidez do produto.

Condicionador Ideal para Tratar Ressecamento

O condicionamento capilar tem como principal objetivo levar aos fios a hidratação que deveria chegar por meio do sebo natural que é produzido no couro cabeludo.

Essa oleosidade natural é responsável por deixar as madeixas mais bonitas, brilhantes e fáceis de pentear, e é responsável, também, por proteger os fios de danos externos.

Em outras palavras, condicionadores para cabelos ressecados também ajudam na restauração de fios danificados por tratamentos químicos ou excesso de secadores e chapinhas.

Na hora de escolher o condicionador é fundamental respeitar o tipo de cabelo, a oleosidade natural dos fios, o comprimento e a cor. Para evitar ou tratar o ressecamento, opte por um condicionador com peptídeos e proteínas, que irão auxiliar a reconstrução dos fios.

O condicionador deve ser aplicado ao menos a cada dois dias, para que os fios estejam sempre protegidos e consigam se recuperar mais rapidamente.

Lave Cabelos Ressecados com Água Morna

lavar cabelo

Esta indicação é mais popularmente conhecida: afinal, quem nunca ouviu dizer que a água fria faz bem pro cabelo?

Isso acontece porque a água quente atua removendo a gordura que reveste os fios, que cumpre um papel importante de proteção e manutenção da hidratação dos fios e do couro cabeludo.

A água quente ainda abre as cutículas capilares, deixando o cabelo mais frágil e quebradiço. Por isso, a temperatura para lavá-lo deve ser de morna para fria, principalmente no caso de cabelos que se encontram ressecados.