Cuidados com a Pele Durante a Gravidez

Escrito por

Gestação: Cuidados com a Alimentação

gravidez-alimentacao

Você precisa consumir alimentos à base de carotenoides. Estes alimentos são antioxidantes naturais e ajudam a manter sua pele mais saudável e bonita.

Exemplo: cenoura, beterraba, melancia, tomate, mamão papaya.

Evitando Estrias na Gravidez

Você precisa hidratar bem a sua pele e controlar bem o seu aumento de peso para evitar as indesejadas estrias, que deixam cicatrizes na pele e são de difícil tratamento.

A recomendação que você deve seguir, de acordo com os dermatologistas, é abusar bastante dos cremes hidratantes e óleos, usando pelo menos duas vezes ao dia.

O tratamento para amenizar as estrias pode ser iniciado durante a gestação e tem melhores resultados enquanto as estrias estiverem vermelhas e deve ser iniciado o quanto antes.

Edema e Varizes na Gestação

O edema ocorre por uma dificuldade na circulação sanguínea, ocasionada pelo aumento do volume uterino e aumento do seu peso corporal. Ocorre mais no final da gestação.

Em primeiro lugar, você deve ter o aconselhamento do seu médico do pré-natal. O edema pode ser evitado através de massagens e drenagem linfática, que devem ser feitas por um profissional bem qualificado e especializado em gestantes.

As varizes aparecem pela sobrecarga na circulação sanguínea. Você precisa ser avaliada por um médico vascular, que vai verificar o melhor tratamento a seguir.
Geralmente, indicando o uso de meias de alta compressão de acordo com cada gestante.

Gravidez e a Pele Negra

gravidez-mulher-negraVocê que possui pele negra: sua pele possui maior quantidade de melanina, que é o pigmento natural.

Sua pele sofre menor ação dos raios ultra-violetas. É uma pele um pouco mais ressecada, sofrendo um aumento maior da oleosidade e maior formação de acnes.

Com a maior quantidade de melanina presente na sua pele, ocorre formação de manchas com maior facilidade.
A cicatrização pode levar à formação de quelóide (cicatriz mais elevada), pois a pele apresenta maior atividade dos fibroblastos (células responsáveis pela cicatrização).

Sua Pele Após o Parto

Logo após o nascimento do seu lindo bebê, a progesterona começa a diminuir e as alterações ocorridas durante a gestação começam a regredir.

Por volta de 03 meses pós-parto, seus cabelos começam a cair, ocorrendo uma perda ao redor de 40 % e normalizando em quase todas as mulheres após 01 ano.
Se você apresentar uma predisposição genética para a calvície, a queda de cabelos não se normaliza, sendo necessária a orientação do dermatologista.

As manchas da pele geralmente regridem, mas dificilmente desaparecem sem tratamento, assim como as estrias, celulite e varizes. As estrias podem ser tratadas com o uso de ácido retinóico, com orientação do dermatologista.

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: raphaelstrada