Toda gestante precisa cuidar bem da sua pele nesta fase: dentro do corpo muitas substâncias estão agindo, e isso reflete na sua aparência.[clear]
Na gravidez ocorre um aumento da progesterona (hormônio produzido pela placenta) que pode levar ao aumento das pintas, manchas escuras no rosto (melasmas), manchas vermelhas e acne.
A progesterona é o hormônio responsável pela distribuição de todos os nutrientes para o feto até o nascimento, aumento das mamas que se preparam para a produção de leite e inibe as contrações uterinas.
Mas ela não é a única responsável por essas mudanças na pele. Conheça a seguir outros fatores e saiba como se cuidar.
[h2 type=”2″ width=””]Ação da Progesterona na Pele[/h2]
A progesterona é um hormônio produzido inicialmente pela vesícula vitelina e posteriormente pela placenta. É responsável pela manutenção da gestação, relaxando a musculatura uterina.
Na deficiência da produção de progesterona, você pode começar a apresentar contrações e consequentemente levar ao nascimento antecipado do feto.
Você terá alguns benefícios com o aumento da progesterona: seus cabelos se tornam mais bonitos e volumosos e preparação das glândulas mamárias para posterior produção do leite e manutenção da gestação.
Mas a progesterona também é uma vilã para o seu organismo, podendo levar ao desenvolvimento de alterações de pele indesejadas por todas as gestantes: acne, manchas escurecidas ou avermelhadas, estrias, celulites, varizes e microvarizes.
Ocorre um aumento da oleosidade, facilitando a formação de acnes e manchas no rosto vermelhas ou escuras. A acne pode ter diferentes graus de desenvolvimento, dependendo do seu tipo de pele.
As manchas ocorrem principalmente na região central da face, bochechas, lábio superior, testa, nariz e queixo, pois a progesterona facilita a penetração dos raios ultra-violetas na sua pele; aparecem mais no segundo trimestre da gestação e em 50 a 70 % das mulheres.
O escurecimento da pele ocorre nas regiões de mamilo, aréola mamária, linha média do abdome, axilas, períneo e coxas. Também ocorre escurecimento de pintas e cicatrizes já existentes.
As estrias se formam devido ao estiramento e distensão da pele e são mais comuns nas regiões de quadril, mamas, abdome e lombar.
Você também pode apresentar prurido nas mãos e nos pés. Varizes, microvarizes, edema ou inchaço de membros inferiores (pernas e pés).
[h2 type=”2″ width=””]Como Controlar os Efeitos da Progesterona na Pele[/h2]
Lave o rosto com sabonete neutro para ajudar a diminuir a oleosidade, evitando a formação das acnes. Use filtro solar diariamente, com fator de proteção solar pelo menos 30.
Use hidratantes à base de ureia, óleo de amêndoa doce e óleo de uva, principalmente nas regiões do abdome, quadril e mamas, ajudando a evitar as estrias.
Procure um dermatologista. Não é recomendado o uso de ácido retinóico ou ácido glicólico, pois existem controvérsias quanto ao uso durante a gestação.
Você pode usar o ácido azeláico, com orientação médica, que melhora manchas e a acne, não tendo contra-indicação na gestação.
Nos primeiros três meses de gestação evite o uso de tinturas e alisamentos. Após esse período, você pode usar henna e tonalizantes.