Consequências da Insônia

insonia homemComo vimos, a insônia pode ser desencadeada por uma ampla lista de fatores. Portanto, é importante ficar bastante atento à situação de falta de sono: suas consequências podem ser muito disruptivas.

Além disso, os problemas causados pela insônia realimentam a baixa qualidade do sono.

Quando não se dorme bem, a performance profissional ou acadêmica diminui sensivelmente. Os resultados nessas áreas tendem a cair muito. Isso causa bastante preocupação e acaba agravando a noite já mal dormida.

Capacidades de concentração, reflexão e resposta ficam bastante comprometidas. Portanto dirigir veículos se torna mais perigoso.
Com o biorritmo alterado pelo sono irregular, o apetite também tende a ficar desorganizado. Excesso de peso e obesidade podem ocorrer.

O aumento da irritabilidade e de problemas como ansiedade e depressão se agravam. O abuso de álcool e de cigarros se acentua.

Dicas para Melhorar seu Padrão de Sono

Procure fazer exercícios: eles são de imensa ajuda para quem deseja melhorar a qualidade do sono. Evite ao máximo variar muito sua rotina: deixe seu relógio biológico sempre em dia.

Sempre que precisar medicar-se, comunique ao seu médico que você sofre de insônia. E não custa verificar o rótulo dos medicamentos para saber se contém cafeína.

Resista às cochiladas durante o dia. Elas podem dificultar seu sono noturno. Se forem inevitáveis, devem ser de no máximo meia-hora e nunca acontecerem após as 15 horas.

Na hora de dormir, apague a tevê e os aparelhos eletrônicos. Certifique-se de que a temperatura do quarto está confortável.

Um banho morno e uma automassagem são boas recomendações.

Insônia: Quando Procurar Ajuda

relogio remedios insoniaSim, existem médicos específicos para ajudar a controlar a insônia. São os psiquiatras e neurologistas especializados em distúrbios do sono.

Eles podem realizar um diagnóstico apenas numa conversa detalhada com o paciente. Podem, também, solicitar que você mantenha um diário sobre sua noite de sono, para identificar padrões que ajudem no diagnóstico.

Exames de sangue que busquem sinais de problemas na tireoide podem ser recomendados.

Também poderão convidá-lo para dormir num laboratório para realizar a polissonografia. Trata-se de um exame que faz o registro da atividade cerebral enquanto dormimos.

Só um especialista poderá classificar adequadamente o seu tipo de insônia. Ele fará recomendações de estilo de vida e, caso necessário, prescrever medicamentos.

Jamais medique-se sozinho. Muitas vezes é preciso ajustar periodicamente as doses e substâncias. É por isso que o médico do sono deve ser revisitado de três em três meses, em média.