Como Cuidar dos Cabelos no Verão

Escrito por

No verão, todas querem cabelos de sereia. Mas é exatamente nesta estação que os danos aos fios são maiores. A ação do sol, do vento, da água do mar e do cloro da piscina são alguns dos vilões. Mas não tem problema: existem várias soluções para prevenir e remediar o ressecamento das madeixas. Veja a seguir.

Cabelos no Verão: O Que os Produtos Podem Fazer por Eles

Praticamente todas as melhores marcas de cosméticos nacionais e internacionais possuem linhas específicas para cuidar dos cabelos durante o verão.

mascara cabelosSão xampus, condicionadores, leave-ins e máscaras com alto poder hidratante que “encapam” os fios, evitando que se tornem quebradiços. Os cremes são especialmente enriquecidos com emolientes e vitaminas que tornam o desembaraçar do cabelo muito mais fácil.

Além disso, possuem fator de proteção solar. Isso também ajuda a evitar ressecamento – e a preservar a cor do cabelo, que tende a desbotar com o sol.

Se os seus cabelos são longos, não dispense o condicionador e o leave-in. Mulheres de cabelos curtos (e dependendo do tipo de cabelo) podem pular o condicionador, mas não o leave-in.

Inclusive existem versões feitas para serem usadas especificamente na praia ou piscina. Depois de um mergulho, use uma ducha ou garrafinha de água mineral para retirar o sal ou o cloro.

Máscaras de hidratação devem ser usadas pelo menos uma vez por semana. Antes delas, lave a cabeleira com um xampu anti-resíduos.

Além das máscaras industrializadas, existem as receitas caseiras naturais. Óleos vegetais como amêndoas, coco, rícino ou abacate, podem ser aplicados nos cabelos na hora de dormir, deixando-o agir por oito horas.

É uma solução especialmente indicada para mulheres com cabelos cacheados e crespos.

Cuidados com o Cabelo no Verão

mulher-negra-na-praiaAinda existe mais o que fazer pelos seus cabelos na estação mais quente do ano. Lidar de forma diferente com o secador é um começo. Veja se você realmente precisa dele, já que o calor pode secar com relativa rapidez.

Se ainda assim o secador for indispensável, use uma temperatura mais amena no jato de ar. Isso ajuda a evitar o frizz típico de dias de chuva de verão, quando a umidade aumenta muito.

Reserve chapinhas e babyliss apenas para ocasiões especiais. No dia a dia, lance mão de presilhas, faixas de cabelo, tiaras e chapéus – que devem ser usados também à beira mar ou redor da piscina.

Alguns modelos são feitos com fibras anti UVA UVB.

Por fim, hidratação é crítico. Nenhuma dica será completamente eficiente sem que você beba muita água. Água de coco, sucos e chás gelados também são ótimas opções. Bebidas alcoólicas devem ser evitadas, pois desidratam o organismo.

É preciso combater a desidratação de dentro para fora – e de fora para dentro. O sempre presente ar condicionado retira a umidade do ar, contribuindo para ressecar os cabelos e a pele. É importante não sair da sua rotina de cuidados.