Contra-indicações do tratamento hormonal

Existem dois tipos de contra-indicações: relativas e absolutas.

 

menopausaAs contra-indicações relativas:

– mulheres com miomas, endometriose;

– câncer de endométrio e litíase biliar.

 

As contra-indicações absolutas:

– mulheres que apresentem câncer de mama ou lesão suspeita sem diagnóstico;

– doença isquêmica cerebral ou cardíaca recorrente;

– doença tromboembólica recente;

– doença hepática grave ou recente;

– sangramento vaginal de causa desconhecida;

– portadoras de meningioma ou melanoma;

– doença hepática ou renal aguda;

– insuficiência hepática ou renal grave;

– hipertensão arterial grave e sem controle e diabetes melitus descompensado.

Indicações do tratamento hormonal

A terapia hormonal é indicada por um período curto e em doses hormonais baixas. Visa minimizar a sintomatologia e alterações decorrentes da queda do hormônio estrogênio.

A indicação da terapia é individual, avaliando-se o exame clínico e laboratorial e os antecedentes de doenças que podem contra-indicar o seu uso.

Exames de rotina para uso de terapia hormonal

– Exame clínico: você vai ser avaliada como um todo. Avaliação cardiovascular, pressão arterial, glicemia (pesquisa de diabetes), colesterol, triglicérides, exame de citologia oncótica (Papanicolau).

– Mamografia: diagnosticar lesões que podem não ter aparecido antes ou que já existiam e que possam aumentar com o uso do hormônio.

– Ultra-sonografia pélvica transvaginal: avaliação do útero (tamanha, textura e medida do endométrio) e ovários.

– Densitometria óssea: avaliação da parte óssea, coluna lombar e fêmur, procurando diagnosticar uma eventual perda de massa óssea ou até mesmo a osteoporose.

Alimentação

Caso você não queira fazer uso da terapia hormonal, você pode optar por uma dieta rica em alimentos que contenham o estrogênio, como por exemplo:

produtos derivados da soja, cereais integrais, sementes, algumas frutas e leguminosas, grãos (feijão, lentilhas) ervas, vitamina E e complexo B.

Qual é o melhor tratamento?

O melhor tratamento é aquele indicado pelo seu ginecologista após sua avaliação completa. O seu médico tentará te proporcionar uma melhor qualidade de vida.

Você será avaliada pela clínica, exames laboratoriais, exames de ultra-sonografia pélvica, mamografia e densitometria óssea.

Seu médico irá explicar seus exames, os riscos e os benéficos para que você decida se quer usar a terapia hormonal. A terapia hormonal é individual.