[space]O que é caloria?
Agora vamos conhecer um pouco mais as calorias que ingerimos, pois nem todas as calorias são iguais.[clear]
Na nossa cultura dizem que precisamos ingerir menos alimentos, sabemos porém, que esse processo não funciona, podemos ingerir as calorias, mas o que vai fazer diferença é o tipo de alimento que estaremos ingerindo.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Caloria [/h2] É uma unidade de energia que define a quantidade de calor necessária para aumentar 1g em 1°C na pressão atmosférica no nível do mar.
Quando comemos algo os processos químicos que compõem o metabolismo quebram os alimentos e os transformam em energia.
A queima dessa energia é que nos possibilita a realização de todas as nossas atividades, desde pensar, andar, respirar.
Os alimentos que ingerimos são absorvidos em ritmos diferentes e contém quantidade de fibras, carboidratos, proteínas, gorduras e outros nutrientes, e são essas diferenças dos componentes alimentares que vão controlar o peso.
Um exemplo básico: O açúcar presente em um refrigerante entra rapidamente na corrente sanguínea, e se o seu organismo não precisa de calorias no momento, ele vai armazenar na forma de gordura.
Por outro lado se ingerir um alimento com a mesma quantidade de açúcar e esse alimento for rico em fibras, ele será absorvido lentamente, dando a chance ao organismo de utilizar melhor essas calorias e assim evitando o ganho de peso.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Adotando uma dieta: [/h2]
Nossa alimentação está em sintonia com os nossos genes, os alimentos contém informações que dão ao nosso metabolismo instruções específicas sobre o que ele deve fazer como emagrecer ou engordar, acelerar o processo de envelhecimento ou torna – lo mais lento, produzir hormônios que aumente ou diminua o apetite.
Aquilo que comemos diz aos nossos genes qual a decisão que o nosso organismo deve tomar, seja queimar ou armazenar calorias.
Nessa orquestra afinada com os genes, cada pessoa tem uma necessidade.
Algumas precisam de mais gordura, outras mais de proteínas e ou carboidratos, nesse contexto geral não existe uma dieta perfeita para todos, mas há um consenso: a importância de ingerir alimentos integrais.
Isto porque eles conversam com os nossos genes na mesma língua e principalmente se forem orgânicos, pois esses não contêm agrotóxicos, gorduras prejudiciais, carboidratos refinados e substancias artificiais.[clear]