Asma e Profissões

Se a asma é um problema recorrente, antes de se decidir por alguma carreira, é importante discutir as diferentes alternativas com o médico.

Alguns trabalhos que exigem a exposição durante longas horas a ambientes com fumaça, pó ou aromas irritantes, podem não ser recomendáveis.

Melhorando o Ambiente Doméstico do Asmático

É importante manter a casa limpa e bem ventilada.

varrendo o chãoOs pisos de madeira ou piso frio são mais recomendáveis do que os carpetes, que tendem a acumular maior quantidade de pó e ácaros.

Não é aconselhável ter animais com pelo ou pássaros na casa.

Mesmo que o indivíduo não seja especificamente alérgico a eles, podem aumentar a quantidade de pó na casa.

Peixes e répteis podem ser adequados.

Evite perfumes e desodorantes fortes e não permita que ninguém fume dentro da casa.

Crianças Podem se Curar da Asma ao Crescer?

O desafio do pediatra e dos pais é identificar a criança que apresenta chiados nas primeiras etapas e que não terá asma mais para frente, e aquela que continuará com chiados de maneira persistente.

asma criançaAlguns bebês apresentam chiados quando têm infecções virais e deixam de tê-los quando são maiores e suas vias aéreas se desenvolvem.

Se uma criança têm eczema ou dermatite atópica, e sua mãe tem asma ou em sua casa existe alguém que fuma, a possibilidade de que desenvolva chiados persistentes será maior.

Algumas crianças apresentam sintomas de asma que melhoram na adolescência, embora, em outros casos, os sintomas piorem.

Em geral os sintomas em crianças pequenas parecem melhorar, mas a asma pode voltar a manifestar-se mais tarde.

A Cura da Asma

Atualmente não existe uma cura definitiva para a asma. Todavia, ela pode ser controlada com um tratamento adequado e acompanhamento cuidadoso.

A asma é uma enfermidade inflamatória crônica, mas não há por quê ser uma condição progressiva e debilitante.

Com um tratamento correto e medicamentos adequados, uma pessoa pode ter uma função pulmonar normal ou praticamente normal.

Crianças Asmáticas e Exercícios Físicos

Em geral as crianças com asma não precisam ter a prática de exercícios limitada. O exercício regular é benéfico, especialmente para as pessoas com asma.

criança nataçãoO exercício moderado aumenta o bem-estar emocional e físico e pode ajudar a controlar a doença.

Contudo existem esportes mais propensos a desencadear a asma do que outros.

Os esportes com baixo risco de asma são a natação ou aqueles que incluam paradas e continuações, como, por exemplo, o tênis.

É importante respirar pelo nariz, pois a via nasal atua como filtro natural e consegue umedecer e acondicionar o ar na temperatura adequada.
Daí a importância de manter uma via aérea sem obstrução ou permeável.

Logicamente que, caso exista uma alergia a pólen, nos dias ensolarados e de vento não seria aconselhado praticar exercícios ao ar livre.

Alguns irritantes inespecíficos, como as concentrações de cloro em piscinas cobertas, podem atuar como desencadeadores de sintomas.