Asma: Como Lidar com Ela

Escrito por

 

A asma é uma doença grave que afeta pessoas de todas as idades, culturas e localizações geográficas.

Embora cada pessoa possa apresentar sintomas diferentes, a definição de asma é muito específica.

Asma: Definição e Características

A asma é um distúrbio inflamatório crônico dos pulmões, caracterizada por chiado, falta de ar, opressão torácica e tosse.

asmaÉ, às vezes, uma doença grave e potencialmente fatal.

A asma é uma afecção grave que pode ter um impacto significativo na qualidade de vida e resultar em falta às aulas ou ao trabalho, bem como em consultas não programadas ao médico ou ao hospital.

Embora não haja cura para a asma, a doença pode ser controlada, permitindo que a maioria das pessoas leve uma vida produtiva e ativa.

A inflamação crônica das vias aéreas é um componente básico da asma.

Está associada com hipersensibilidade das vias aéreas a uma variedade de estímulos, que podem causar recorrência das crises.

A definição de asma mais aceita a definem como um transtorno inflamatório crônico das vias áreas.

Essa inflamação é associada a uma hiperatividade das vias aéreas em resposta a determinados fatores desencadeantes (infecções virais, exercício físico ou a exposição a diferentes substâncias alérgicas); com a obstrução do fluxo de ar (que pode ser revertido com um tratamento); e com sintomas respiratórios como os chiados, a tosse e a sensação de opressão do tórax.

Por sua vez, a Organização Mundial da Saúde (OMS) define a asma como uma condição crônica que resulta da inflamação das vias aéreas nos pulmões.

A asma afeta a sensibilidade das terminações nervosas das vias aéreas, que se tornam facilmente irritáveis. Ela é caracterizada por episódios de ofegação e chiados, cuja gravidade e frequência variam individualmente.

Embora em geral tenha início na infância, a asma pode se manifestar em qualquer idade.

A asma infantil pode continuar na adolescência e na idade adulta, mas alguns adultos desenvolvem a doença sem tê-la apresentado na infância.

Na asma resultante de um fator desencadeante, as vias aéreas se irritam e começam a se estreitar, dificultando assim a passagem do ar. As paredes internas das vias aéreas começam a inflamar-se e geralmente produzem muco.

Com um controle adequado dos sintomas, qualquer pessoa com asma pode levar uma vida totalmente normal.

Asma e Alergias

crianca asmaA asma é um estado crônico que é produzido pela inflamação das vias aéreas, seu estreitamento e consequente dificuldade de respiração.

A alergia é uma condição em que o sistema imune reage frente a uma substância, como o pólen, como se ela fosse nociva.

Uma pessoa pode ter asma, pode ter alergia, ou ambas. Quase todas as crianças com asma e metade dos adultos com asma são também alérgicos.

O mecanismo das reações alérgicas e da asma são semelhantes: o sistema imune reconhece erroneamente determinadas substâncias como perigosas, e por isso libera elementos inflamatórios tais como a histamina, citocinas e leucotrienos que podem causar sintomas como chiados ou espirros.

A diferença é que a alergia inclui um amplo campo de condições, como a rinite alérgica ou febre do feno, conjuntivite alérgica e dermatite; enquanto a asma se refere somente a uma condição dos brônquios.

Ainda que os alérgenos sejam os desencadeantes mais freqüentes da asma, existem determinados fatores desencadeantes não alérgicos que podem causar sintomas asmáticos: exercício físico, infecções virais, exposição a alguns irritantes ou o refluxo gastro-esofágico.

Nas crianças, o primeiro sinal de alergia deve ser eczema ou dermatite (uma erupção na pele que afeta o abdôme, o peito e o rosto).

Entre o primeiro e segundo ano de vida, podem surgir sintomas de rinite alérgica tais como espirros e congestão nasal; entre os cinco ou seis anos de idade, muitas dessas crianças podem desenvolver asma.