tabu Bulimia

Na bulimia, o adolescente é extremamente magro, cuida do corpo além do necessário e se acha obeso (gordo), mas na verdade encontra-se dentro do peso ideal para sua estatura.

Ingere uma quantidade enorme de alimentos num curto período de tempo e depois vomita para que nada seja absorvido, para não ganhar peso.

Muitos ainda fazem o uso de laxantes e diuréticos.

A bulimia atinge jovens entre 20 e 30 anos de idade, mas esta faixa etária vem diminuindo com o passar dos anos, segundo as estatísticas.

A cada 10 adolescentes com a patologia, nove são mulheres e um é homem.

Atinge 4% da população feminina. Geralmente, os adolescentes com bulimia apresentam peso normal, dificultando seu diagnóstico.

A mortalidade está entre 10 e 30% dos casos.

O primeiro passo a ser seguido, quando se observa que o adolescente está perdendo peso ou usando roupas mais largar que as habituais, é procurar conversar, saber o que está acontecendo e em seguida, buscar orientação médica especializada, pois pode estar com bulimia.

Sintomas da Bulimia

Os sintomas da bulimia ocorrem por episódios 02 vezes por semana e por 03 meses consecutivos.

Os sintomas são:

• Preocupação excessiva com o corpo: o adolescente tem o peso ideal para sua estatura, mas acha-se gordo.

• Dor de estômago (causado pelo vômito provocado e jejum prolongado), desgaste dos dentes (pela ação do suco gástrico do vômito).

• O adolescente some após as refeições, fica longo período no banheiro: é nestas horas que provoca os vômitos colocando o dedo na garganta.

• O adolescente sente cansaço, podendo apresentar desmaio devido à falta de absorção de nutrientes.

• Irregularidade menstrual: a desnutrição leva a alteração funcional dos ovários, que não produzem seus hormônios regularmente.

• Ingestão compulsiva de grande quantidade de alimentos calóricos e doces, sem obter ganho de peso corporal (devido aos vômitos).

• Uso de laxantes e diuréticos indiscriminadamente (compra e usa sem orientação médica).

• Inflamações anais e descontrole intestinal.

• Distúrbios depressivos, assim como um comportamento obsessivo compulsivo, podendo chegar até á auto-mutilação.

 

Riscos para bulimia:

• Pode-se observar que as adolescentes começam a usar roupas bem largas para disfarçar a magreza que já apresentam e fogem das refeições com a família. Este é um sinal de alerta.

• Outros fatores de risco são: mudança no hábito alimentar para vegetais, muito tempo dentro do banheiro após as refeições (caracterizando os vômitos), queda de peso observada não só pela família (amigas de escola), demorar muito nas refeições (na tentativa dos outros saírem da mesa e esconder os alimentos para jogá-los fora), ficar dizendo que está gorda (sendo que sua aparência é de uma pessoa normal, com peso adequado para sua estatura).

Recomendações para familiares:

Não existe nenhum método que possa prevenir o aparecimento da bulimia.

• Familiares fiquem atentos às meninas adolescentes que ficam fugindo das refeições habituais (café da manhã, almoço e jantar).

• Observar as vestimentas diárias (roupas largas já é um sinal de poder ter a patologia).

Adolescentes, jovens, pais e familiares, este é um apanhado geral para uma orientação rápida com relação à anorexia nervosa e bulimia. Espero que algumas dúvidas tenham sido esclarecidas.