Causas da anorexia nervosa e Bulimia

Escrito por

Olá, adolescentes, jovens e familiares. Estarei aqui, dando uma breve orientação sobre estas duas patologias, que segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde, são consideradas enfermidades psiquiátricas.

Causas da anorexia e bulimia

Geralmente, existe uma pré-disposição genética para as patologias. Uma das principais causas é a obesidade na infância.

O psicológico tem grande influência, começa com a valorização de um padrão de beleza do corpo, em que apenas os magros são belos. Outros fatores são: a baixa auto-estima e os conflitos na orientação sexual.

Vocês adolescentes precisam ver que seu corpo está numa fase de mudanças, sofrendo várias alterações já comentadas no artigo da puberdade, até chegar à fase adulta, tomando formas que não tinha antes. Cada pessoa tem a sua beleza física.

Tratamento da anorexia e bulimia:

O tratamento é feito por uma equipe multidisciplinar. Esta equipe é composta por médicos (psiquiatra, clínico geral ou pediatra), psicólogos, terapeuta ocupacional e nutricionistas, que vão acompanhar tanto os adolescentes como seus familiares.

Os médicos vão fazer uma avaliação individual do adolescente e acompanhá-lo com a equipe multidisciplinar.

O nutricionista vai fazer a avaliação nutricional, através do IMC – índice de massa corpórea e prescrever uma dieta adequada para o ganho de peso.

Os adolescentes anoréticos que apresentam 42 Kg, são considerados com bom peso. Os casos mais graves podem chegar a menos de 36 Kg, sendo necessária a internação hospitalar para tratamento.

O terapeuta vai fazer sessões com o adolescente e com os pais, individualmente e em grupo.

Não há nenhuma medicação específica para a anorexia.

O tratamento pode durar anos.

Dos pacientes com anorexia que fazem tratamento, a recuperação é bem menor que a dos pacientes com bulimia, um terço dos pacientes se curam, um terço melhora e o outro terço se torna paciente crônico.

Na bulimia, segundo estatísticas, 60% dos pacientes podem atingir a cura.

O diagnóstico da bulimia é difícil, pois os sintomas são semelhantes aos da anorexia.

Os medicamentos que podem ser usados no tratamento da bulimia são os anti-depressivos, que são introduzidos de acordo com a avaliação individual do paciente, pelo psiquiatra.

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: daniellehelm, Kelsey Marlies, upside of inertia, ºNit Soto