Alimentos Funcionais para Controle do Diabetes

Original: https://www.fazfacil.com.br/saude/alimentos-funcionais-diabetes/ Escrito por

É grande a lista de problemas de saúde que podem contar com alimentos funcionais como aliados. O controle do diabetes é um deles. Empregando algumas frutas e legumes fica bem mais fácil controlar os níveis de açúcar no sangue e manter um maior bem estar. Conheça esses alimentos e entenda como cada um atua no benefício das funções metabólicas e fisiológicas.

O diabetes é uma doença que atinge milhares de brasileiros. Ela chega sem muito alarde e frequentemente o paciente só a descobre depois que ela se instalou.

Para controlá-lo existem diferentes tipos de dieta: a de restrição de carboidratos, a das fibras e outras. Uma delas é a inclusão de alimentos que, além de nutrir, ajudam a controlar o índice glicêmico.

Alimentos Funcionais e Diabetes Mellitus

Alimentos ricos em fibras solúveis e insolúveis podem ser encontrados em inúmeros vegetais. Eles trazem efeitos muito benéficos para quem sofre de diabetes mellitus, especialmente do tipo 2.

Fibras solúveis são as que desmancham na água. Elas retardam o esvaziamento do estômago, a absorção da glicose e o aumento do colesterol. Também ajudam na absorção mais eficiente da insulina.

As insolúveis aceleram as funções intestinais.

Alimentos Funcionais para o Controle do Diabetes: Frutas e Hortaliças

controle do diabetesAs hortaliças são ricas em celulose, hemicelulose, pectinas, proteínas e polifenóis. São a principal fonte de fibras dietéticas, eficazes no controle de risco do diabetes.

Alho e cebola são especialmente benéficos quando se trata de diabetes. Possuem baixo teor de carboidratos e gorduras.

A batata yacón é cheia de carboidratos difíceis de digerir pelo intestino. O resultado é a diminuição dos níveis de açúcar no sangue. A yacón é composta principalmente por insulina, e não amido.

Abacate e maçã são altamente recomendados.

Consuma frutas e legumes com altas taxas de antioxidantes. Eles neutralizam os radicais livres que aceleram a deterioração das células. O brócolis é um perfeito aliado.

Cereais, Grãos e Farinhas

A aveia é excelente para quem sofre de diabetes. Isso porque provoca efeito hipoglicêmico, devido as suas fibras solúveis de alta qualidade. A soja atua da mesma forma. Mas vai além: por conta de sua isoflavona, favorecendo a secreção de insulina pelo próprio organismo.

As castanhas possuem muitos nutrientes que estimulam o metabolismo energético. E mais: aumenta a sensibilidade do corpo à insulina, tornando-a mais eficaz.

Feijões, ervilha e grão de bico também incrementam as funções intestinais e são cheios de fibras e proteínas. O café possui um efeito menos intenso, mas é sabido que ele melhora o metabolismo da glicose.

Farinhas de banana verde e maracujá são altamente indicadas para o tratamento do diabetes. A banana verde é cheia de amidos complexos, ajudando na função intestinal. Já a de maracujá controla a glicemia.

controle do diabetes

A farinha de feijão branco funciona como um bloqueador de carboidrato. Carrega vários outros nutrientes, o que ajuda o metabolismo como um todo, como, por exemplo, o cálcio.

Alguns alimentos industrializados possuem essa farinha em suas fórmulas. São massas, pães, biscoitos, etc.

Por cima da salada, utilize o óleo de linhaça. Seu Omega 3 controla a glicemia e também é antiinflamatório. Ou consuma a linhaça de outras formas. Junto com a chia e a quinoa, é preciosa para quem tem diabetes.

Outras Alternativas para o Controle do Diabetes

Peixes de água bem fria ou profundas são boas pedidas. O salmão, a cavala e a sardinha são campeões em Ômega 3. Iogurtes sem gorduras possuem bastante cálcio, que também ajuda.

Exercícios físicos são essenciais, da mesma forma que uma hidratação constante.