Abdominoplastia: Barriga em Forma

Original: https://www.fazfacil.com.br/saude/abdominoplastia-barriga-em-forma/ Escrito por

A abdominoplastia é um procedimento cirúrgico realizado com o objetivo de remover o excesso de pele e gordura existente no abdômen. Saiba a seguir como é feita a plástica de barriga.

A região abdominal é formada por músculos, fáscias, tecido gorduroso e pele. Pode estar em desarmonia com o restante do corpo e causar insatisfação.

Essas imperfeições podem ser causadas por diferentes fatores: genéticos, mudanças constantes de peso e até mesmo gestação, no caso das mulheres.

A cirurgia de abdominoplastia se torna uma opção para homens e mulheres que acreditam que a redução do abdômen possa devolver a autoestima e a satisfação com o próprio corpo.

Abdominoplastia: Informações Gerais

abdomen-barriga-homemAtualmente, a cirurgia plástica de abdominoplastia está entre os procedimentos clínicos mais realizados no Brasil.

O objetivo da cirurgia é corrigir a flacidez localizada na parede abdominal utilizando plicatura da musculatura (embricamento com pontos). Posteriormente, pode promover a remoção de um fuso de pele ou de tecido gorduroso localizado na região inferior ao abdômen.

Muitos pacientes se preocupam com as possíveis cicatrizes da operação, sendo que o normal é apenas uma linha horizontal abaixo da linha da cintura e ao redor do umbigo.

Em casos de mulheres que já realizaram cesariana, tenta-se aproveitar a cicatriz da cesária para o procedimento. Dependendo do caso também pode ser realizada uma pequena cicatriz vertical associada a cicatriz horizontal.

Independente da técnica realizada,procure um cirurgião plástico indicado por alguém de confiança que tenha feito a cirurgia com ele. Marque uma consulta e converse sobre o procedimento, eliminando todas as dúvidas.

Tipos de Abdominoplastia

A abdominoplastia clássica pode ser de dois tipos:

  • Lipo abdominoplastia: procedimento no qual é realizada uma lipoaspiração em toda a região abdominal antes das plicaturas dos músculos e da remoção do fuso de pele. Nesses casos, a cicatriz resultante da técnica é semelhante ao do procedimento clássico.
  • Mini abdominoplastia: visa corrigir a flacidez dos músculos abdominais na região abaixo do umbigo. No procedimento é removido um fuso de pele menor do que na versão clássica da técnica. Dessa forma, a cicatriz consiste apenas na linha horizontal abaixo da linha da cintura.

Idade Mínima para Fazer uma Plástica de Abdome

Cada cirurgia plástica possui uma idade mínima para ser realizada recomendada pelo Conselho Geral de Medicina.

O CRM orienta que a cirurgia plástica varia de dois a três anos após a primeira menstruação. A avaliação do cirurgião plástico também pesa na hora de decisão, muitas vezes de acordo com os exames prévios solicitados.

Gravidez Depois de uma Abdominoplastia

A cirurgia de abdominoplastia não restringe a mulher caso volte a engravidar.

O que acontece é que será necessário realizar o procedimento novamente, pois a pele da barriga irá esticar com a gravidez, perdendo todo o efeito alcançado com a cirurgia. Outro cuidado a ser tomado é que a cirurgia só pode ser realizada após um ano do procedimento.

Preparação para a Plástica de Barriga

barriga-corpoA avaliação com o cirurgião plástico inclui análise de medicamentos utilizados, alergias, cirurgias anteriores e até mesmo exame físico para verificar o excesso de gordura e pele flácida na região abdominal.

Serão tiradas fotos de antes da cirurgia e depois dela, para comparativo e acompanhamento. Essa avaliação é paga, porém específica de acordo com a necessidade do paciente.

Alguns remédios que o médico recomendará que você pare de tomar são aspirina, não-esteróides, anti-inflamatórios e diluentes de sangue, pois podem aumentar o risco de hemorragia.

A listagem de alimentos permitidos e proibidos também será encaminhada e toda e qualquer medicação deverá ser informada previamente ao médico.

Pós Operatório da Abdominoplastia

O maior desconforto ocorre após os 3 primeiros dias da realização da plástica. A cicatriz varia de acordo com o total de pele retirado, quanto menor a retirada de pele e gordura, menor o tamanho da marca.

A recuperação da cirurgia dura em torno de 15 a 21 dias, dependendo das recomendações médicas. Em geral a recuperação total dura em torno de 60 dias a 120 dias.

As atividade após o procedimento poderão ser retomados aos poucos, é possível voltar ao trabalho dentro de 10 a 15 dias depois da cirurgia.

Os hematomas da cirurgia demoram até 4 meses para desaparecer, sendo assim fica vetado expor-se ao sol diretamente após a cirurgia, em nenhuma circunstância, isto porque as cicatrizes podem escurecer, manchando assim a pele.