A abdominoplastia é um procedimento cirúrgico realizado com o objetivo de remover o excesso de pele e gordura existente no abdômen. Saiba a seguir como é feita a plástica de barriga.[clear]
A região abdominal é formada por músculos, fáscias, tecido gorduroso e pele. Pode estar em desarmonia com o restante do corpo e causar insatisfação.
Essas imperfeições podem ser causadas por diferentes fatores: genéticos, mudanças constantes de peso e até mesmo gestação, no caso das mulheres.
A cirurgia de abdominoplastia se torna uma opção para homens e mulheres que acreditam que a redução do abdômen possa devolver a autoestima e a satisfação com o próprio corpo.
[h2 type=”2″ width=””]Abdominoplastia: Informações Gerais[/h2]
Atualmente, a cirurgia plástica de abdominoplastia está entre os procedimentos clínicos mais realizados no Brasil.
O objetivo da cirurgia é corrigir a flacidez localizada na parede abdominal utilizando plicatura da musculatura (embricamento com pontos). Posteriormente, pode promover a remoção de um fuso de pele ou de tecido gorduroso localizado na região inferior ao abdômen.
Muitos pacientes se preocupam com as possíveis cicatrizes da operação, sendo que o normal é apenas uma linha horizontal abaixo da linha da cintura e ao redor do umbigo.
Em casos de mulheres que já realizaram cesariana, tenta-se aproveitar a cicatriz da cesária para o procedimento. Dependendo do caso também pode ser realizada uma pequena cicatriz vertical associada a cicatriz horizontal.
Independente da técnica realizada,procure um cirurgião plástico indicado por alguém de confiança que tenha feito a cirurgia com ele. Marque uma consulta e converse sobre o procedimento, eliminando todas as dúvidas.
[h2 type=”2″ width=””]Tipos de Abdominoplastia[/h2]
A abdominoplastia clássica pode ser de dois tipos:
- Lipo abdominoplastia: procedimento no qual é realizada uma lipoaspiração em toda a região abdominal antes das plicaturas dos músculos e da remoção do fuso de pele. Nesses casos, a cicatriz resultante da técnica é semelhante ao do procedimento clássico.
- Mini abdominoplastia: visa corrigir a flacidez dos músculos abdominais na região abaixo do umbigo. No procedimento é removido um fuso de pele menor do que na versão clássica da técnica. Dessa forma, a cicatriz consiste apenas na linha horizontal abaixo da linha da cintura.
[h2 type=”2″ width=””]Idade Mínima para Fazer uma Plástica de Abdome[/h2]
Cada cirurgia plástica possui uma idade mínima para ser realizada recomendada pelo Conselho Geral de Medicina.
O CRM orienta que a cirurgia plástica varia de dois a três anos após a primeira menstruação. A avaliação do cirurgião plástico também pesa na hora de decisão, muitas vezes de acordo com os exames prévios solicitados.
[h2 type=”2″ width=””]Gravidez Depois de uma Abdominoplastia[/h2]
A cirurgia de abdominoplastia não restringe a mulher caso volte a engravidar.
O que acontece é que será necessário realizar o procedimento novamente, pois a pele da barriga irá esticar com a gravidez, perdendo todo o efeito alcançado com a cirurgia. Outro cuidado a ser tomado é que a cirurgia só pode ser realizada após um ano do procedimento.
[h2 type=”2″ width=””]Preparação para a Plástica de Barriga[/h2]
A avaliação com o cirurgião plástico inclui análise de medicamentos utilizados, alergias, cirurgias anteriores e até mesmo exame físico para verificar o excesso de gordura e pele flácida na região abdominal.
Serão tiradas fotos de antes da cirurgia e depois dela, para comparativo e acompanhamento. Essa avaliação é paga, porém específica de acordo com a necessidade do paciente.
Alguns remédios que o médico recomendará que você pare de tomar são aspirina, não-esteróides, anti-inflamatórios e diluentes de sangue, pois podem aumentar o risco de hemorragia.
A listagem de alimentos permitidos e proibidos também será encaminhada e toda e qualquer medicação deverá ser informada previamente ao médico.
[h2 type=”2″ width=””]Pós Operatório da Abdominoplastia[/h2]
O maior desconforto ocorre após os 3 primeiros dias da realização da plástica. A cicatriz varia de acordo com o total de pele retirado, quanto menor a retirada de pele e gordura, menor o tamanho da marca.
A recuperação da cirurgia dura em torno de 15 a 21 dias, dependendo das recomendações médicas. Em geral a recuperação total dura em torno de 60 dias a 120 dias.
As atividade após o procedimento poderão ser retomados aos poucos, é possível voltar ao trabalho dentro de 10 a 15 dias depois da cirurgia.
Os hematomas da cirurgia demoram até 4 meses para desaparecer, sendo assim fica vetado expor-se ao sol diretamente após a cirurgia, em nenhuma circunstância, isto porque as cicatrizes podem escurecer, manchando assim a pele.