[space][space][space][space][space][space]
Troca de valvula. Como fazer a troca ?
[clear]
Duvida: Estou substituindo o vaso sanitário que funciona com o sistema de descarga Hidra, por um vaso com caixa acoplada.
Preciso saber como proceder à troca sem que seja preciso quebrar azulejos e retirar a tubulação da Hidra, quero fazer uma adaptação usando a mesma tubulação já existente, só fazendo a redução na saída que acoplava o vaso anterior.
[clear]
[h2 type=”1″ width=””]Como trocar a valvula Hidra por uma caixa acoplada?[/h2]
Imagino que a opção de retirar a válvula de descarga seja devido ao consumo de água desta peça, pois é fato que a economia com a instalação do vaso sanitário com caixa acoplada será considerável.
Para que não seja necessário quebrar parede é preciso que você elimine o acionamento desta válvula, ou seja, não seria necessário retirar esta válvula da parede evitando então quebra de azulejos.
E depois, seria necessário que você aproveitasse a tubulação de alimentação do vaso sanitário para a caixa acoplada da bacia sanitária.
OBS: É importante que você saiba que a distância do eixo do ramal de descarga (tubulação que conduz o esgoto) do vaso sanitário no caso de instalação de Válvula de descarga é menor do que a distância do eixo do ramal de esgoto no caso da instalação do vaso sanitário com caixa acoplada.
O que eu quero dizer com isso?
Que se na hora da instalação do vaso sanitário não foi deixada uma distância considerável entre o fim do vaso sanitário e a parede, devido esta mesma distância não será possível colocar o vaso sanitário com caixa acoplada.
Distância eixo do Ramal Descarga até a parede [clear][divider]
No caso de Válvula de Descarga
Observe que em geral essa distância é de 25 cm, como mostra a figura.
Distância eixo do Ramal Descarga até a parede[clear][divider]
No caso de Caixa Acoplada
Observe que a distância entre o eixo da tubulação de esgoto e a parede é bem maior neste caso, ou seja, para esse modelo de vaso sanitário a distância é de 30,5cm, é possível que para outro modelo de vaso sanitário com caixa acoplada a distância seja diferente.
OBS: Você deve verificar esse detalhe antes de eliminar a válvula de descarga.
Se a sua instalação está de acordo com os dados informados, ai sim podemos iniciar os procedimentos de substituição do sistema de descarga.
Para executar este serviço, vamos seguir alguns passos:[divider]
1° Vamos eliminar a Válvula de Descarga
É preciso que você inicie a desmontagem da válvula de descarga.
Válvula de Descarga Hidra Montada
Retire a tampa fixadora do eixo, para assim retirar todo o reparo interno da válvula.
É necessário que a válvula fique completamente vazia, ou seja, sem nenhuma peça interna, isso permitirá a passagem livre da água.
Acompanhe os procedimentos das figuras abaixo:
[divider]
Quando você retirar o mecanismo interno, se a válvula estava fechada o cilindro ficará fixo no corpo da válvula, é necessário que ele também seja retirado, retire-o com o próprio eixo da válvula que será colocado no encaixe mostrado abaixo o rodando para a direita.
Após a válvula estar com passagem livre, ou seja, sem o cilindro mostrado acima, você precisa tampar a válvula, porém não será com a tampa retirada.
Se não me engano o diâmetro da rosca da tampa é 1 ½” (uma e meia polegada), se for, você pode conectar um plug de 1 ½” roscável, porém se não for este o diâmetro, será necessário que você mande fabricar um plug cego para esta válvula, um torneiro mecânico fabrica esta peça facilmente.
Assim a válvula ficará vedada, porém com passagem interna livre para alimentar a saída da caixa acoplada.
Você poderá então fechar este buraco na parede com cimento e colocar um azulejo.