Como eu transformo 1 interruptor simples em 2 pontos paralelos?

Escrito por

 

Vamos fazer juntos essa modificação passo a passo:

Observação Importante: Desligue sempre o DISJUNTOR geral antes de executar qualquer instalação elétrica, evitando assim acidentes desnecessários.

1. Antes de tudo, é preciso que você já tenha estabelecido às posições onde serão instalados os interruptores paralelos (three way).

Logicamente uma posição já está identificada, que é o interruptor simples de uma seção onde você acende a lâmpada e, que será substituído pelo paralelo.

A outra caixa de luz em que será instalado o outro interruptor paralelo deverá ter um conduite em comunicação com a caixa onde está o primeiro.

 

2. Feito isso, deverá passar neste conduite, três (3) condutores (fios) de no mínimo 1,5 mm² de bitola ou calibre interligando as duas caixas de luz.
Esses condutores deverão estar identificados ponta a ponta para que não sejam ligados errados.
Podemos então identifica-los como fios A, B e C.

 

3. Identifique o condutor fase, aquele que dá choque, com uma chave teste neon antes de desligar o disjuntor geral e marque-o.
Se ele estiver dentro de um padrão normal de instalação, estará ligado no parafuso central do interruptor de uma seção antiga.

Este deverá ser conectado ao parafuso central do interruptor paralelo novo (lembre-se que o three way vem com três (3) parafusos na parte de trás para conexão dos fios).

 

4. Dois condutores novos dos três que você passou, deverão ser ligados aos outros dois parafusos do three way, vamos escolher os condutores A e B.

 

5. O terceiro condutor C deverá ser emendado e devidamente isolado com fita isolante ao segundo fio que estava ligado ao interruptor de uma seção antigo.
Este é o condutor denominado RETÔRNO.

 

6. Na caixa de luz nova, onde estão as três pontas dos condutores A, B e C, deverão ser conectados na seguinte ordem ao segundo interruptor paralelo (three way).

Nos dois parafusos laterais serão conectados os condutores A e B.
E no parafuso central o condutor identificado como C.

 

7. Feito todo esse procedimento, basta fixar os interruptores paralelos nas caixinhas de luz e colocar os espelhos ou placas para o acabamento final com seus parafusos de fixação.

Veja a seguir o diagrama elétrico para poder se guiar corretamente na instalação dos novos interruptores paralelos (three way):

O condutor em vermelho é a fase e, o condutor azul é o neutro.