Torneiras automáticas e a economia de água.

Original: https://www.fazfacil.com.br/reforma-construcao/torneiras-que-economizam-agua/ Escrito por

 

A crescente escassez de água potável em todo o mundo tem forçado a população a se reeducar em relação ao uso consciente da água.

Estima-se que 1,1 bilhão de pessoas não tem acesso a água potável , na verdade isso é motivo de muita preocupação e é necessário que aqueles que ainda não se conscientizaram dessa realidade , passem a atentar para soluções simples que ajudem a contribuir para a preservação desse bem tão precioso para a vida humana que é a água potável .

Só para que nós tenhamos a noção da necessidade de conscientização da economia de água, vejamos os gráficos abaixo:

Disponibilidade mundial de água

Água Doce no Mundo (rios, lagos e pântanos) 0,007%.

Diante do que foi mencionado, vejamos algumas soluções práticas para o uso consciente da água potável:

Dê preferência a peças de utilização (torneiras, mictórios, válvulas de descarga) que proporcionem economia de água, hoje falaremos das torneiras automáticas.

Torneiras Automáticas

São torneiras que funcionam de forma automática, o seu mecanismo interno faz o fechamento automático da torneira, procedimento este que evita o desperdício de água, algo muito comum nas torneiras de uso manual, pois, as torneiras comuns ficam abertas até o fechamento pelo usuário.

As torneiras automáticas são muito úteis em qualquer ponto de utilização, porém são muito utilizadas em ambientes públicos, pois, nos ambientes públicos os usuários costumam deixar as torneiras abertas, aumentando assim o gasto com água potável.

A redução do consumo de água após a instalação de uma torneira autoática é imediata, pois, ao acionar a torneira ela tem um tempo determinado para o seu fechamento, independente da vontade do usuário, evitando assim o desperdício de água.

Existem várias marcas e modelos de torneiras automáticas, mas indicarei aqui , segundo a minha experiência, somente as marcas que transmitem confiabilidade no uso diário:

Exemplos de Torneiras Automáticas (Docol)

 

Torneira para Lavatório de Mesa Pressmatic Inox Polido       e    Pressmatic Deluxe

 

As torneiras automáticas da marca Docol são muito utilizadas em diversos segmentos da construção civil, possuem uma excelente qualidade, possuem baixa manutenção e reparos para os mecanismos internos.

A NBR (norma brasileira) 13173 determina que todos os produtos de acionamento automático devam funcionar por no mínimo 100 mil acionamentos, isso inclui ciclos completos de abertura e fechamento.

Funcionamento das torneiras Automáticas Docol Matic

1º estágio: torneira fechada

 

 

 

 

2º estágio: torneira em processo de abertura

 

 

 

 

3º estágio: torneira em processo de fechamento.

 

 

 

 

O tempo para fechamento automático após o acionamento leva em média de 6 a 8 segundos.

Torneira com suas peças de Reposição

 

 

 

 

 

As torneiras acima possuem acionamento hidromecânico, possibilitando assim uma leve pressão manual para o seu acionamento.

O acionamento Hidromecânico consiste em permitir o funcionamento da torneira a partir da aplicação de duas forças:

Força Mecânica: Pressão manual proporciona o acionamento da torneira

Força Hidráulica: Pressão da água proporciona o fechamento da torneira

Essas duas forças aplicadas na peça de utilização (torneira), proporcionam a manutenção automática do acionamento e também o seu fechamento automático.

Possuem o funcionamento perfeito no caso de baixa pressão de água nas instalações.

As torneiras de acionamento automático possuem o preço um pouco mais elevado em relação às torneiras comuns, porém temos que levar em consideração o custo benefício, ou seja, em um primeiro momento o custo é mais elevado, mas o valor que será economizado com a redução do valor da conta de água irá compensar rapidamente o investimento.

Há registros que em alguns casos a economia de água chega a 70%, proporcionando assim uma considerável redução no valor da conta d’água.

Torneiras Automáticas Instaladas

 

 

 

 

 

 

 

Exemplos de Torneiras Automáticas (Fabrimar)

 

 

 

 

 

 

As torneiras automáticas da marca Fabrimar também possuem excelente qualidade .

Também possuem o acionamento manual e o fechamento automático , possibilitando assim economia de água .

A particularidade das torneiras da marca Fabrimar é que elas não permitem a vazão de água enquanto o botão de acionamento estiver pressionado e também é a única que permite regulagem da vazão na própria torneira .

A manutenção das torneiras automáticas fabrimar é feita de forma bem simples , muitas vezes sendo necessária a substituição do mecanismo interno .

Exemplo de Torneira Automática (Deca)

Torneira de Lavatório de Mesa DecaMatic

A linha de torneiras Decamatic também tem a função de reduzir o consumo de água, diminuindo assim o desperdício.

Seu acionamento é automático temporizado, prometendo uma economia de 55% no consumo de água.

 

Preferência do Profissional

 

Como profissional da área de hidraulica , afirmo que as três marcas mencionadas transmitem confiabilidade em relação ao seu uso , porém quando falamos em alguns detalhes como ; facilidade na instalação e manutenção , além de garantia do produto e também da facilidade de adquirir peças de reposição , como profissional indico a marca Docol para torneiras automáticas , pois , a mesma possui um índice mínimo de manutenção e uma estética muito mais trabalhada , dando ao produto uma beleza não encontrada nas outras marcas .

Devemos sempre optar pela economia da água , pois , a água é um bem cada vez mais escasso e quando optamos pela instalação das peças acima mencionadas , automaticamente optamos por preservar a natureza .