Torneiras automáticas e a economia de água.

Escrito por

 

A crescente escassez de água potável em todo o mundo tem forçado a população a se reeducar em relação ao uso consciente da água.

Estima-se que 1,1 bilhão de pessoas não tem acesso a água potável , na verdade isso é motivo de muita preocupação e é necessário que aqueles que ainda não se conscientizaram dessa realidade , passem a atentar para soluções simples que ajudem a contribuir para a preservação desse bem tão precioso para a vida humana que é a água potável .

Só para que nós tenhamos a noção da necessidade de conscientização da economia de água, vejamos os gráficos abaixo:

Disponibilidade mundial de água

Água Doce no Mundo (rios, lagos e pântanos) 0,007%.

Diante do que foi mencionado, vejamos algumas soluções práticas para o uso consciente da água potável:

Dê preferência a peças de utilização (torneiras, mictórios, válvulas de descarga) que proporcionem economia de água, hoje falaremos das torneiras automáticas.

Torneiras Automáticas

São torneiras que funcionam de forma automática, o seu mecanismo interno faz o fechamento automático da torneira, procedimento este que evita o desperdício de água, algo muito comum nas torneiras de uso manual, pois, as torneiras comuns ficam abertas até o fechamento pelo usuário.

As torneiras automáticas são muito úteis em qualquer ponto de utilização, porém são muito utilizadas em ambientes públicos, pois, nos ambientes públicos os usuários costumam deixar as torneiras abertas, aumentando assim o gasto com água potável.

A redução do consumo de água após a instalação de uma torneira autoática é imediata, pois, ao acionar a torneira ela tem um tempo determinado para o seu fechamento, independente da vontade do usuário, evitando assim o desperdício de água.

Existem várias marcas e modelos de torneiras automáticas, mas indicarei aqui , segundo a minha experiência, somente as marcas que transmitem confiabilidade no uso diário:

Exemplos de Torneiras Automáticas (Docol)

 

Torneira para Lavatório de Mesa Pressmatic Inox Polido       e    Pressmatic Deluxe

 

As torneiras automáticas da marca Docol são muito utilizadas em diversos segmentos da construção civil, possuem uma excelente qualidade, possuem baixa manutenção e reparos para os mecanismos internos.

A NBR (norma brasileira) 13173 determina que todos os produtos de acionamento automático devam funcionar por no mínimo 100 mil acionamentos, isso inclui ciclos completos de abertura e fechamento.