Identificando os aparelhos de alta potência

Há duas maneiras de identificar qual o tipo de tomada a ser instalada:

  • Olhe com atenção o plug que está na ponta do cabo elétrico do equipamento: de acordo com sua potência, pode ser para dez ampères ou vinte ampères, dependendo apenas do diâmetro ou espessura do pino de contato.

 

  • Visto isso, basta olha a plaquinha ou etiqueta que vem colada normalmente na parte de trás do aparelho. Caso não traga a informação adequada, verificar, no manual do fabricante, a potência do equipamento.

Projete o ponto do ar condicionado

Na sala e quartos um dos únicos aparelhos elétricos com previsão de grande potência é, sem dúvida, o ar condicionado, que normalmente é instalado na parede que separa o cômodo da área externa.

É preciso prever a drenagem da água que se forma quando o aparelho está em uso.

Os aparelhos tradicionais normalmente são instalados abaixo ou acima (do lado) das janelas; logo, deve-se prever um ponto de tomada na altura padrão de acordo com essa instalação.

Já os atualíssimos aparelhos de ar condicionado modelo splits se dividem em duas partes:

  • Interna (parte menor) que não tem entrada de energia elétrica;
  • Externa (parte maior) que fica na área externa, que é onde se conecta a fiação elétrica.

Portanto a tomada será na área externa.

Qualquer desses modelos pode funcionar em tensões de 127 ou 220 volts, e suas tomadas devem ser para 20 ampères tipo padrão atual “2P+T”, em caso de existir cabo de aterramento.

Caso não haja aterramento previsto, deve se usar as tomadas padrão atuais “2P”.

O ideal seria as 2P+T, pois em caso de ampliação ou revisão da rede elétrica, ao ser passado o cabo terra, já teremos no lugar as tomadas corretas para esse fim, ficando o terceiro BORN de conexão para o fio terra vazio até que haja a revisão elétrica futura.

Não esquecer, é claro, que essa rede elétrica direcionada ao ar condicionado é específica e única para ele, não podendo ser utilizada para outros equipamentos em paralelo.

Além disso, ela exige a instalação deum disjuntor termomagnético só para ele.

A previsão deve ser de uma tomada para cada equipamento elétrico!

Pontos de tomadas nos quartos

Deve-se prever, nos quartos, a instalação de rádio relógio na mesa de cabeceira ou criado mudo, além da utilização de carregadores para celular.

Lembrar dos abajures ou outras luzes, para o quarto ficar em penumbra (pouca luz) ao dormir.

É bom anotar se irá colocar no quarto uma TV ou DVD (leitor de CD e DVD), ou até um pequeno escritório particular no interior do quarto – o que pode incluir um computador, impressora e outros equipamentos anexos.

Para estes, não se pode usar benjamins, pois são equipamentos muito delicados e sensíveis que requerem tomadas únicas para eles.

Apesar de ser muito comum a utilização de um filtro de linha contendo várias saídas de tomadas no mesmo, nunca é demais algumas tomadas extras.

Pontos para os eletro-eletrônicos

Na sala, deve-se observar que também se aglomeram muitos equipamentos eletroeletrônicos: TV, DVD (leitor de CD e DVD), aparelhos de som diversos, home theater e outros que podem ser incorporados aos existentes.

Então nunca é demais a instalação de tomadas em boa quantidade.

Se você é o proprietário, informe sempre ao eletricista o real número de equipamentos que serão usados nestes ambientes.

E, se possível, descreva-os em detalhes, para que o profissional faça uma avaliação coerente com as características dos aparelhos, e possa executar o serviço com toda a técnica e cálculos prováveis.

Assim evitará de ter que ampliar sua rede elétrica no futuro, caso vá aumentando a carga de uso.

Todo bom profissional de eletricidade deve pedir ao proprietário essas mesmas informações, de modo a executar um projeto dentro das normas e com a máxima perfeição.

Tomadas na varanda

Frequentemente não são incluídos pontos elétricos em varandas.

O morador, em suas horas de lazer, pode querer utilizar algum tipo de equipamento elétrico, como um rádio, uma TV, um laptop ou outro qualquer.

É sempre preciso efetuar essa previsão, já que, depois da obra acabada, fica muito complicado e caro quebrar paredes para instalação de novos conduítes para colocação de tomadas.

Com esta previsão evita-se o uso perigoso de extensões e os conhecidos benjamins (T), que podem causar riscos de curto circuito e incêndios.

Tomadas na garagem

Também não podemos esquecer de residências que, além de varandas, ainda possuem garagens, onde se ligam compressores para lavagem de automóveis, pequenas bombas d’água e toda a sorte de ferramentas elétricas que todo morador utiliza para os reparos em seus equipamentos.

benjamimSempre é preciso instalar tomadas nesses espaços.

Não é preciso exagerar, mas sempre instalar uma quantidade de tomadas compatível com o número de equipamentos elétricos utilizados no ambiente, fazendo com que não seja preciso o uso de extensões e benjamins (T).