Nem sempre uma infiltração é provocada por um cano quebrado ou pela terra molhada do lado de fora da casa. Conheça outros tipos de umidade e como eliminá-las.

Apesar de ser a mais popular de todas, infiltrações por canos furados ou rompidos não são os únicos vilões da umidade. Tampouco aparelhos de ar condicionado com escoamento ineficaz de água, especialmente os split.

Saiba o que fazer nesses demais casos.

Umidade por Intempéries

umidade intempériesSim: o clima, sozinho, pode provocar diretamente umidade em tetos e paredes.

Se a água da chuva conseguir penetrar nos telhados ou na fachada, é dada a largada para a formação de uma infiltração.

Para evitar, tenha certeza de que as telhas estão bem colocadas e encaixadas. Além disso, instale calhas. Ou verifique se as que você já possui estão em bom estado e não se encontram entupidas.

Telhados e calhas, além de tudo, evitam que as paredes externas fiquem molhadas. Se você mora em edifícios, providencie uma impermeabilização eficiente.

Umidade por Condensação

umidade condensaçãoSe o interior da casa apresenta vapor e este entra em contato com superfícies mais frias, o resultado é a formação de água nos tetos e paredes.

Isso acontece com maior frequência no inverno. Quando as residências normalmente estão mais quentes que o lado de fora.

O uso de alguns vaporizadores de ar, mais usados nas estações frias, também podem provocar condensação.

Umidade Ascendente por Capilaridade

umidade capilaridadeA água presente na terra pode acabar umedecendo a parte inferior das paredes da casa – as que estão junto ao solo.

Se existe um lençol freático no terreno e, por conta da sazonalidade ou mudanças climáticas, suas águas estão mais altas, o risco de que a umidade atinja o imóvel é ainda maior.

É possível resolver o problema usando impermeabilizantes e pinturas especiais. Ou aplicando revestimentos de madeira tratada ou pedra.

No entanto é fundamental solucionar as causas do problema. Caso contrário ocorrerá o “efeito chaminé”, quando a umidade sobe mais alta pelas paredes, acima do revestimento aplicado.

Umidade por Infiltração

umidade infiltraçãoParecida com a umidade ascendente por capilaridade. A diferença é que, ao invés de penetrar pelo chão da casa, a umidade atinge diretamente as paredes.

A umidade por infiltração é frequente em subsolos (garagens, porões) que se encontram abaixo do nível do lençol freático.

Como Solucionar Umidade por Capilaridade ou Infiltração

  • Barreiras Elétricas: existem barreiras por eletro-osmose, que movimenta a água de uma parede porosa para fora através da aplicação de eletrodos de cobre espalhados pela superfície. Eles ficam ligados a um sistema de aço galvanizado na terra. Há também o sistema sem fios, com tecnologia VLF (very low frequency) que inverte a polaridade existente entre o solo e a parede. Sua instalação é simples.
  • Drenos Knapen (Tubos de Arejamento): feito através da introdução de dutos plásticos que produzem ventilação natural. É importante verificar a perfuração, declives e argamassa.
  • Barreiras Físicas: caso parte da superfície tenha desabado por conta da umidade, pode-se colocar argamassa micro-porosa.Ela promove a secagem da parede permitindo que a água evapore. Em casos mais graves, existe a possibilidade de realizar um corte transversal na parede. Ali são inserindos tijolos especiais, lâminas ou injeções de resina com um catalisador de secagem rápida.
  • Barreiras Químicas: a superfície é impregnada com fórmulas repelentes de água, em geral compostos por silicone. O local deve ser impermeabilizado assim que o problema for resolvido.

 

Autoria: Texto elaborado por Joana Coccarelli.