Tipos de Painéis Solares Fotovoltaicos

Escrito por

Você quer instalar painéis solares – ou fotovoltaicos – na sua casa, para aproveitar a luz do sol e transformá-la em energia. Mas o mercado oferece tantos modelos! Facilitamos essa tarefa explicando as características de cada tipo.

Existem muitos aspectos para levar em conta na hora de escolher um painel fotovoltaico. Uma das maneiras de decidir é conhecer as características de cada modelo disponível.

Veja a seguir.

Painel Fotovoltaico de Silício Monocristalino

paineis solaresA tecnologia fotovoltaica baseada em silício é a grande dominante do mercado. Em 2014, aproximadamente 85% do conjunto de sistemas de energia solar fotovoltaica doméstica e comercial continham o elemento em suas estruturas.

Dentre esses painéis, os mais utilizados são os monocristalinos (mono-Si) – afinal, sua eficiência é bastante alta, assim como seu preço. No entanto, ele é feito de um único cristal de silício ultrapuro.

Esse “linguote” tem forma cilíndrica e é fatiado em lâminas circulares individuais que, então, são transformadas em células fotovoltaicas. Assim, o aspecto do painel é de cor bem homogênea, em geral preto ou azul escuro (quando existe tratamento antirreflexo) e cinza ou azul acizentado (sem tratamento).

Sua eficiência média é de 14% a 21%; portanto, ocupam menos espaço. O tamanho padrão das células fotovoltaicas é de 10x10cm; 12,5×12,5cm; 15×15 e sua vida útil supera trinta anos.

Painel Solar de Silício Policristalino

Aqui são utilizados vários cristais de silício que se fundem, por calor, numa única peça que, em seguida, é serrada em blocos quadrados.

Sua grande diferença em relação aos painéis monocristalinos é que a eficiência de suas células é um pouco menor: de 13% a 16.5%, pois possuem menor pureza. Assim, suas placas são maiores do que as monocristalinas.

Suas células fotovoltaicas também medem 10x10cm; 12,5×12,5cm; 15×15. Com tratamento antirreflexo sua cor é azul e sem, cinza prateado.

São um pouco mais baratos que painéis solares monocristalinos e possuem a mesma vida útil que eles.

Painéis Solares de Filme Fino

Os painéis fotovoltaicos de película fina (também conhecidas como TFSC) são feitos de uma ou diversas camadas finas de material fotovoltaico sobre um substrato.

Existem diferentes tipos de painéis de filme fino, dependendo do tipo de material fotovoltaico utilizado.

Silício Amorfo (a-Si)

Possuem baixa produção de energia elétrica, sendo mais utilizados para aplicações de pequena escala, como calculadoras de bolso.

No entanto, por meio da técnica de “empilhamento” de várias camadas de silício amorfo, sua capacidade aumenta. A desvantagem é que esse procedimento costuma ser caro.

Telureto de Cádmio (CdTe)

paineis solaresA tecnologia do telureto de cádmio é a de melhor custo/ benefício, com eficiência entre 9% a 11%. No entanto, já existem fabricantes que elevam esse índice a 14,4%.

Painéis em Telureto de Cádmio são basicamente encontrados em grandes usinas de energia solar.

Seleneto de Cobre, Índio e Galio (CIS/ CIGS)

Embora esteja na faixa de 10% a 12% de eficiência, painéis fotovoltaicos CIS/ CIGS possuem o maior potencial de geração de energia dentre todos os modelos.

No Brasil é possível encontrar fabricantes que garantem uma taxa de 13% de performance.

Células Fotovoltaicas Orgânicas

Painéis feitos de células de polímero orgânico condutores de energia – pequenas moléculas orgânicas que absorvem a luz e as encaminham para se tornarem energia.

Possui baixo custo, mas ainda são poucas as empresas que fornecem essa tecnologia. A vantagem é que utiliza-se processos de impressão roll to roll de células fotovoltaicas, máquinas simples e materiais abundantes.